terça-feira, 22 de maio de 2018

Podcast: refluxo, colesterol, gordura saturada, sal e índice glicêmico




Recentemente participei do podcast do site Senhor Tanquinho. Falamos sobre quatro assuntos diferentes: refluxo; colesterol e gordura saturada; sal/sódio; índice glicêmico.

Parte dos assuntos foi escolhida por eles, enquanto parte foi escolhida por mim. Fiz questão de sugerir alguns tópicos justamente porque estão entre os que mais trazem dúvidas, já que costumo receber diversas perguntas e comentários sobre eles. Espero que, para os interessados, essa conversa possa esclarecer as principais confusões, incertezas e preocupações que existem sobre esses assuntos.

Com muita coisa para falar, a conversa acabou ficando em duas partes:

Parte 1 - Refluxo + Colesterol e Gordura Saturada
Parte 2 - Sal/Sódio + Índice Glicêmico

Grande parte das referências que embasaram os assuntos da primeira parte estão no link do próprio podcast. Para o tema do refluxo, como a discussão principal foi sobre como as dietas low-carb influenciam esse quadro clínico, as referências contidas no link são praticamente todos os estudos que já foram publicadas nessa área. O restante das referências são especialmente dedicadas ao tema colesterol e gordura saturada, porque, embora eu já tenha escrito alguns textos sobre o assunto, é um tópico bastante complexo e que merece ser tratado com mais detalhes.

Para os assuntos da segunda parte, os textos aqui do blog são suficientes como fonte de referência para os principais estudos que envolvem o foco discutido nos dois temas:

1) Sal: o que nunca lhe contaram sobre ele
2) A ilusão do sal rosa do Himalaia
3) A irrelevância do índice glicêmico

E para quaisquer esclarecimentos adicionais, sintam-se à vontade para perguntar.



209 comentários:

  1. Muito bom, João!
    Aproveito para perguntar: porque tanta gente idolatra a carna de porco?
    Existem de fato beneficio extra a fonte de proteína em relação a outras carnes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      É verdade que condenam mais a carne bovina do que a carne de porco, mas não vejo as pessoas exaltando a carne de porco mais do que a carne de frango ou os peixes. Pelo menos essa é a minha percepção.

      De qualquer forma, a maioria dos estudos observacionais mostram que um maior consumo de carne de porco (sem contar os embutidos), carne de frango e peixes está associado a desfechos de saúde mais positivos, quando comparado a uma maior ingestão de carne vermelha. Não necessariamente é uma relação de causalidade, mas é o que se observa. Só que, mesmo nesse sentido, a carne de porco seria "igual" às outras duas, então não haveria muito motivo para ela ser mais idolatrada do que as demais.

      Excluir
  2. Parabéns, muito boa a entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo podcast. Ficou muito legal.

    Sobre colesterol, no final das contas ainda tenho muitas duvidas. Um parente meu, que passou a seguir uma dieta mais voltada para a Paleo, fez um exame de sangue, e os resultados foram esses:

    NÃO-HDL COLESTEROL: 171,mg - (Valor de referencia diz que acima de 160 é alto).
    LDL-COLESTEROL: 149,mg - (Valor de referencia diz que acima de 130 é limitrofe, o desejável é abaixo de 129)
    COLESTEROL TOTAL: 252mg - (desejavel menor que 190)
    HDL COLESTEROL: 81mg (desejavel maior que 40)

    A pessoa ficou assustada (ainda vamos voltar na nutricionista para orientação. Ela é magra, vai na academia todo dia e é jovem (menos de 30 anos). Esses resultados são muito ruins?

    Todos os outros indicadores estão dentro do padrão ou baixos (como glicose, etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Se todos os outros marcadores, especialmente glicemia, triglicerídeos, insulina basal e HOMA-IR, estão realmente baixos, então a princípio não tem por que se preocupar.

      O colesterol como um todo, nesse caso, deve ter aumentado como resultado de um maior consumo de gordura saturada na dieta, o que é comum de acontecer em pessoas que seguem dietas paleo, low-carb e similares. E isso é completamente normal, uma vez que algumas pessoas têm essa tendência de aumento (natural) do colesterol com uma maior ingestão de gordura saturada.

      Mas note o HDLc. A pessoa que se encontra num estado de desregulação metabólica muito dificilmente vai apresentar um HDLc elevado. Logo, se você tem uma pessoa saudável, com todos os outros exames dentro da normalidade, um colesterol (total e LDL) "aumentado" é apenas um reflexo da dieta e do metabolismo normal dessa pessoa, ainda mais se o HDLc não estiver baixo.

      Excluir
  4. Sim, resistência insulínica é um fator prejudicial nas doenças cardiovasculares.
    Mas ainda não concordo com ignorar a hipercolesterolemia.
    Já está mais que provado que é um fator causal e não de correlação, tanto é que remédios como estatinas, e até os mais novos inibidores de PCSK9 mostraram-se eficaz na redução de mortalidade cardiovascular. Isso já é o bastante para não ser apenas uma correlação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos anonimar então.....rsrsrs
      Primeiramente é preciso diferenciar uma coisa da outra. Hipercolesterolemia é um distúrbio e precisa ser tratado. Outra coisa é a excessiva indicação de estatinas em pessoas com colesterol apenas ELEVADO, mas com todos os demais marcadores de risco bons.
      Em relação aos estudos, a sua grande maioria são patrocinados pela indústria farmacêutica e no geral utilizam de subterfúgios estatísticos na conclusão, optando por apresentar valores relativos ao invés de absolutos. O Liptor por exemplo (estatina da Pfizer) apresentou em seu estudo uma redução de mais de 36% na mortalidade. 36% de redução seria muita coisa, não é?? Mas são valores relativos!!! O resultado (absoluto) do estudo de 3 anos foi que: 3% das pessoas tratadas com placebo tiveram ataque cardíaco (e não morreram), enquanto 2% das pessoas tratadas com o Liptor tiveram ataque cardíaco (e não morreram). Em números absolutos isso é irrisório!! Significa que a cada 100 pessoas tratadas com medicamento APENAS UMA não terá um ataque cardíaco! Vale salientar que este estudo foi feito em pacientes de risco, se transportar este estudo para a população em geral o benefício deve ser ainda menor.

      Excluir
    2. Excelente explicação,espero que seja verdade sua explicação. Sou leiga no assunto e estou absmada...

      Excluir
    3. Primeiro anônimo, o que você tem a dizer sobre o fato de que todos os outros medicamentos que reduzem o LDL-c (fibratos, sequestradores de ácidos biliares, niacina, inibidores da CETP) falharam em seus estudos no sentido de reduzir mortalidade e risco cardiovascular?

      Na ciência, uma hipótese só pode ser confirmada se não existe nada que contrarie ela. E o que não faltam são fatos capazes de contradizer a hipótese de que as partículas de LDL ou o LDL-c são fatores causais relevantes no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Cisnes negros por todas as partes.

      Excluir
  5. A crítica ao estudo dos seis países, por teis seis países, continua pertinente. E não é por causa da correlação em si. Embora mais fraca, ela continua lá. É porquê, usando aqueles seis países Keys montou um gráfico bem ... favorável. Basta ver o gráfico com os 22 países para notar que não teria o mesmo impacto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cfmorais.

      Sim, é verdade que a correlação é atenuada com os 22 países. Mas ela continua existindo, e por isso esse argumento não é suficiente para desmerecer o estudo. Os verdadeiros problemas do estudo são outros.

      Excluir
  6. Fala João!

    Queria agradecer pelas entrevistas, ficaram realmente excelentes.

    Recebemos muitos emails agradecendo e elogiando, e estamos à disposição caso precise de algo!

    Segunda-feira (28/05/2018) vai sair a segunda parte :)

    Obrigado novamente pelo seu tempo e disposição.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a vocês também. Convidem mais ele

      Excluir
    2. Muito obrigado! Pode deixar, profissionais como o João são sempre bem-vindos no nosso podcast :D

      Excluir
    3. Sempre feliz de poder contribuir, pessoal!

      Excluir
  7. Boa tarde , João. Faço acompanhamento com o médico endocrinologista para aumentar o peso, pois tenho o IMC muito baixo, sou alto e muito magro.
    Já me passou cobavital que é uma vitamina e um estimulador do apetite, e ganhei só 400g de peso, agora ele quer me passar buclina mas minha mãe andou vendo na internet e tem vários efeitos colaterais.
    Já fui em 2 nutricionistas e os mesmos não me ajudaram só aumentou os carboidratos e, uma passou suplemento que me fez super mal, um pó que eu tinha que tomar a tarde derivado do açucar, que me fez vomitar muito com gosto de laranja.

    Pode por favor me ajudar, algum suplemento que de fato ajude ao ganho de peso. A creatina pode ser usada sem fazer musculação? ele aumenta o peso?


    Obrigado. Não quero me identificar tenho 23 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Ganhar peso é diferente de ganhar massa.
      Se o objetivo é ganhar peso (gordura), coma muito carboidratos junto com gorduras, é tiro e queda!
      Se o objetivo é ganhar massa, a maneira mais rápida de atingir seu objetivo é fazer musculação e comer adequadamente. Fora isso, ou são invencionices para tomar seu dinheiro ou usar anabolizantes.
      OBS: alguns suplementos podem ajudar, mas só em casos específicos e com orientação adequada.

      Excluir
    2. Boa tarde, entendo sua dica mas isso que é "clássico" já fiz.... musculação e comer adequadamente. Ainda assim custo a ganhar massa....

      Anabolizantes não vou usar. Quero suplementos que ajudem sim, tipo creatina comecei a usar mas não sei a dose... to tomando 1 colher de sopa por dia com água

      Excluir
    3. Olá.

      Gostaria muito de poder ajudar, mas infelizmente não posso. Casos como esses só podem ser conduzidos com o devido acompanhamento nutricional.

      Excluir
  8. Parabéns, João, pelo podcast. Vou ouvir com calma em casa...

    Aliás, quando terá os seus próprios, hein???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristina. Não pretendo fazer podcasts. Mas, se algum dia eu mudar de ideia, todos que acompanham o blog ficarão sabendo.

      Excluir
  9. Alguém tem noticias dele????
    Ele respondia quase todos os dias, agora ele sumiu

    ResponderExcluir
  10. Gente cadê ele??
    Alguém tem notícias?????

    ResponderExcluir
  11. Parabéns João, sempre atualizado e com informações úteis e importantes. Eu sempre recomendo seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, parabéns pelo excelente blog!
    Segundo, você tem planos de escrever alguma coisa sobre agrotóxicos? Com a qualidade que você escreve, seria maravilhoso ver um ensaio sobre o assunto aqui no blog.
    Obrigada!

    Atenciosamente,
    Raquel Pontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel.

      Pra falar a verdade, não tenho nada planejado. Mas é sim um assunto interessante de ser abordado, embora amplo e complexo. Sugestão anotada.

      Excluir
  13. Porque não tá dando para comentar mais nos outros posts??
    Só nesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não sei se o problema persiste. É possível que tenha sido alguma coisa no sistema do Blogger, porque também tive alguns problemas com a plataforma. Mas respondi diversos comentários recentemente, então é provável que esteja tudo certo agora.

      Excluir
  14. Oi. Cade vc? to preocupada

    ResponderExcluir
  15. Qual sua opinião sobre a briga de Lowcarb que teve?
    A low carb é uma boa estratégia para quem tem resistência insulínica? ( não para perda de peso somente )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Que briga foi essa?

      Em relação ao efeito das dietas low-carb em pessoas com resistência à insulina, segue o link para o texto no qual falo em detalhes sobre o assunto:

      http://cienciadanutricao.blogspot.com/2016/12/quando-dieta-low-carb-nao-e-melhor-para.html

      Excluir
  16. Bom dia João Gabriel.
    Meu nome é Pedro e sou nutricionista, totalmente a favor do consumo de leite e derivados, só os restrinjo quando o paciente tem de fato alguma incompatibilidade, alergia, intolerância. Mas gostaria de te perguntar uma coisa, talvez saiba me responder
    Porque tantos (muitos) pacientes chagam até a mim relatando melhora de doenças imuno-mediadas como rinite , otite e até asma com a retirada do leite? Numa rápida busca no PubMed não vi nenhuma revisão sobre o tema, não sei se você tem esses relatos porque aqui em Minas é uma coisa estrondosa e eu não tenho resposta.

    Mesmo se não concordar estatisticamente com esses casos, pensar que seja um efeito placebo por exemplo, teria alguma justificativa para ocorrer apenas com leite?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Pedro.

      De fato, muitos nutricionistas relatam que seus pacientes melhoram de problemas relacionados ao sistema imunológico, como os que você citou, após a restrição do leite na dieta.

      O "problema" é que ninguém realmente sabe por que o leite poderia estar causando esses problemas. E digo que ninguém realmente sabe justamente pelo que você comentou: quando olhamos para a literatura, não há trabalhos sobre o assunto. Ninguém realmente sabe como as proteínas do leite se relacionam com o sistema imune em seres humanos. É uma área que simplesmente ainda não começou a ser explorada de verdade.

      Por outro lado, existem sim algumas evidências indiretas que podem ser usadas para tentar explicar por que alguns pacientes melhoram de problemas relacionados ao sistema imunológico quando retiram o leite da alimentação. O mais provável é que elas possuam algum tipo de sensibilidade a uma ou mais proteínas do leite bovino. E isso poderia acontecer porque o leite bovino tem um perfil proteico consideravelmente diferente do leite humano.

      E por que isso acontece com o leite, mas não com outros alimentos? Também não sabemos. Mas é bem possível que seja por causa da estrutura proteica e da composição de aminoácidos de algumas das proteínas presentes no leite bovino. Talvez as enzimas humanas, em algumas pessoas, não consigam digerir de maneira adequada algumas das proteínas do leite bovino, levando à formação de peptídeos que poderiam ser reconhecidos como antígenos, potencialmente levando à ativação do sistema imune.

      E pessoas diferentes possuem respostas diferentes aos alimentos ingeridos, assim como funções imunológicas distintas. Isso poderia explicar por que algumas pessoas seriam sensíveis ao leite enquanto outras não são. A boa notícia é que a suscetibilidade a possíveis sensibilidades alimentares pode ser testada. Basta retirar e reintroduzir, algumas vezes, o leite (ou outros alimentos) da dieta. Se for observado que os sinais e sintomas sempre melhoram quando o alimento é retirado, então é praticamente certo que a pessoa possui algum tipo de sensibilidade.

      Excluir
  17. Oi João, tudo bem? que bom que voltou
    Me nome é Lucas, já comentei aqui uma vez, que comecei a usar creatina, faz alguns meses, e é impressionante o resultado na balança ( eu pesada 57 e agora estou com 63 ) não dá pra perceber o que é, acredito que seja massa muscular porque estou malhando, mas esteticamente não deu muita diferença.
    Posso usar a creatina ( 1 colher de café ) todos os dias durante muito tempo? tenho 23 anos
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.

      A princípio a ingestão de creatina, mesmo no longo prazo, não traz problemas. De qualquer forma, você pode fazer exames anuais de função renal (ureia, creatinina, taxa de filtração glomerular) e função hepática (AST, ALT, GGP etc) para ir acompanhando se tudo vai se manter de acordo com o esperado.

      Excluir
    2. Entendi. Muito obrigado
      E em relação ao ganho de peso, seria resultado do aumento de água ou de massa muscular/gordura? Esteticamente não vi muito resultado

      Excluir
    3. Existe um aumento do peso corporal resultante do "acúmulo" de água, necessário para o aumento na concentração de creatina nas células musculares. Em algumas pessoas, isso acontece de forma mais acentuada do que em outras, e pode ser o seu caso.

      O aumento na massa muscular não ocorre pela simples suplementação de creatina. Ele depende de um treino bem planejado e executado. Se você ainda não notou ganhos nesse sentido, e se o treino está em dia, talvez só precise de tempo para que os resultados comecem a aparecer.

      Excluir
  18. Gostaria de saber se o excesso de frutose pode ser considerado fator causal de esteatose hepática e sindrome metabólica?
    Não me refiro a ingerir moderadamente sucos e frutas. Me refiro ao excesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Em humanos, pelas evidências que temos hoje, a frutose só é capaz de ser um fator causal para esteatose hepática num contexto de excesso de calorias.

      O problema é que as fontes concentradas em frutose são os produtos ricos em açúcar, que invariavelmente são ricos em calorias. Além disso, eles geralmente fazem parte da alimentação de pessoas que consomem vários outros produtos processados com elevada densidade energética, facilitando bastante um consumo de calorias além das necessidades.

      É essa soma de fatores que faz com que o consumo de alimentos ricos em frutose, proveniente essencialmente do açúcar, contribua diretamente para o desenvolvimento de esteatose hepática, resistência à insulina e síndrome metabólica.

      Excluir
  19. Oi João Gabriel.
    Afinal de contas, o que vc chegou a conclusão nos seus estudos sobre o ácido láurico?
    Uns falam que é benéfico, outros dizem que é mito ser TCM, outros falam que aumenta o risco de DCV por por este ácido graxo se comportar como cadeia longa.
    Eu pesquiso muito no PubMed e no Google acadêmico, e nunca vi um trabalho criticando, pelo contrário, mas aí eles falam que são evidências fracas.
    Quero sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Tudo na nutrição é complexo, e por isso poderíamos entrar em muitos e muitos detalhes nessa história. Mas vou fazer alguns breves comentários.

      Nenhum ácido graxo leva ao aumento no risco de doenças cardiovasculares. Na verdade, até onde as evidências estão disponíveis, são pouquíssimos os fatores alimentares como um todo que são capazes de influenciar o risco cardiovascular. No caso do ácido láurico, existem inclusive evidências mostrando associação inversa entre consumo de óleo de coco e o risco cardiovasculares. É claro que isso não necessariamente isenta o ácido láurico, mas sugere grande chance de ausência de risco, uma vez que o óleo de coco é de longe a fonte mais concentrada de ácido láurico que podemos ter em nossa alimentação.

      Tecnicamente, o ácido láurico não deveria ser chamado de TCM (triglicerídeo de cadeia média). E por um simples motivo: ele não é um triglicerídeo, mas sim um ácido graxo (triglicerídeo = 3 ácidos graxos + 1 glicerol). Agora, do ponto de vista estrutural, e considerando a classificação padrão, ele é sim um ácido graxo de cadeia média. Os ácidos graxos de cadeia média são aqueles que vão de 6 a 12 átomos de carbono, o que engloba o ácido láurico (12 carbonos).

      Apesar de ser um ácido graxo de cadeia média, quando o assunto é metabolismo energético, o ácido láurico não se comporta como os outros ácidos graxos de cadeia média. Por esse motivo, aqui ele estaria junto dos ácidos graxos de cadeia longa (14 carbonos ou mais, pela classificação padrão).

      E esse ponto anterior é importante de ser ressaltado. Os estudos que mostram possíveis efeitos benéficos dos TCMs sobre o metabolismo energético utilizam suplementos de TCM, que são compostos por ácido caprílico (8 carbonos) e/ou ácido cáprico (10 carbonos). O ácido láurico (12 carbonos) não entra nos suplementos de TCM justamente porque os pesquisadores sabem que seu metabolismo é similar aos dos ácidos graxos de cadeia longa. Logo, qualquer estudo que mostre possíveis efeitos benéficos da suplementação de TCM não pode, por exemplo, ser extrapolado para o óleo de coco, que possui grande quantidade de ácido láurico, mas baixa quantidade de ácido caprílico e ácido cáprico.

      Ainda assim, existem sim estudos mostrando potenciais benefícios tanto do óleo de coco como do ácido láurico. Mas esses estudos geralmente são feitos em outras áreas, a princípio não relacionadas a metabolismo energético ou saúde cardiovascular.

      Resumindo: não existem evidências capazes de mostrar efeitos negativos do consumo de ácido láurico ou óleo de coco, mas existem estudos mostrando possíveis efeitos benéficos. Então não tem por que se preocupar. Ao contrário: melhor consumir do que evitar.

      Na sessão de comentários do texto abaixo, já respondi várias dúvidas relacionadas. Você pode usar o Ctfl+F (Windows) ou o Cmd+F (Mac) para buscar por palavras-chave:

      http://cienciadanutricao.blogspot.com/2014/08/qual-e-o-melhor-oleo-para-coccao.html

      Excluir
    2. Muito obrigado !! Eu já li este post, mas como houve algumas notícias novas na mídia, queria sua opinião.
      Boa noite.

      Excluir
    3. Certo. Mas fica o lembrete pra você e outros leitores: a sessão de comentários dos textos tem muita coisa legal, porque costuma ter várias perguntas interessantes e desdobramentos do assunto inicial. Sempre vale conferir.

      Excluir
  20. Olá, poderia me esclarecer se tem alguma regra na suplementação de vitaminas do complexo B?
    quando suplementa um tipo, tem que usar as outras ou não necessariamente?
    O médico do meu pai fez um tratamento "empírico" com ele para tratar um formigamento que ele tem nas pernas. Não é diabético, não possui nenhuma doença, só a hipertensão que é controlada. toma losartana e sivastantina todos os dias.
    Este médico mandou manipular 150mg de Tiamina (B1). Na internet as doses de referencia são bem mais baixas, e minha dúvida é se não teria que repor as outras vitaminas B para não haver um desbalanço.
    Att. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A suplementação de uma vitamina do complexo B não necessariamente implica na necessidade de suplementação ou maior consumo de outras vitaminas do complexo B. Até porque existem sete vitaminas do complexo B, e a maioria delas não possui interação direta entre si.

      De qualquer forma, casos específicos como esse que você relata, do qual eu não conheço os detalhes, são praticamente impossíveis de opinar. Então infleizmente não posso falar muita coisa sobre a necessidade ou não da suplementação de outras vitaminas do complexo B nesse contexto.

      Excluir
  21. Opa, Lucas Moreira aqui.
    Ja ouviu falar em caldo de ossos?
    O que vc acha sobre isso. Aproveito e pergunto, colágeno ingerido presta para alguma coisa?
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.

      Os possíveis benefícios dos caldos de ossos são muitos. Apesar disso, seu consumo não é essencial se a pessoa possui uma alimentação diversa e ao mesmo tempo isenta ou restrita em alimentos processados. Provavelmente vai ser bom para quem consome, mas não necessariamente negativo para quem não consome.

      O mesmo vale para o colágeno, que também possui potenciais efeitos positivos nos tecidos conectivos, na pele e na saúde cardiovascular, por exemplo. Mas o assunto realmente é muito complexo para entrar em detalhes nesse breve comentário.

      Excluir
  22. Fala João, tudo bem?
    Curso nutrição e queria um pouco da sua experiência.
    Vc me recomenda alguma especialização/pós?
    Já pensei na nutrição esportiva mas queria alguma coisa voltada a doenças, você saberia me indicar alguma?
    Obrigado. Vinícius Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinícius.

      Eu não conheço nenhuma especialização ou pós-graduação lato sensu a fundo, até porque nunca fiz, então não sei se sou a melhor pessoa para recomendar.

      Apesar disso, pelo que já ouvi de alguns colegas que fizeram, até mesmo as mais bem conceituadas podem decepcionar. Não necessariamente porque são cursos ruins (devem existir alguns bons e outros ruins), mas porque podem estar abaixo das suas expectativas da profundidade ou da abordagem ou do ritmo que uma especialização ou pós-graduação deveria ter.

      O que eu sempre recomendo é: independentemente de fazer cursos por fora, estude por conta própria. Esse é o caminho. Além de poder ir no próprio ritmo (geralmente mais eficiente que o ritmo de um curso), você provavelmente vai ganhar um entendimento mais profundo do que decidir estudar. Porque você não vai estar estudando o que te passam; você vai estar estudando o que você quer estudar naquele momento, ou o caso de um paciente que está atendendo, ou procurando resposta para uma dúvida que surgiu de uma conversa, ou indo atrás de resposta para a pergunta de alguém etc.

      Excluir
    2. Muito obrigado.
      Você tem razão, mas percebo que hoje o mercado cobra muito a questão de currículo e na própria universidade não tive o incentivo que deveria para essa questão científica.
      Talvez eu faça algum projeto de pesquisa e futuramente tente algum mestrado.
      Obrigado! Vinicius.

      Excluir
  23. A moda agora é defender carboidrato, ir contra a low carb.
    Mas eu queria que me respondesse, eles dizem que saldo calórico positivo causa a obesidade, mas excesso de gordura e proteína vão ter os mesmos efeito hormonais?
    Exemplo> comer um prato de macarrão e um pudim antes de dormir não seria um erro para quem quer perder peso já que a noite ela vai ter hiperglicemia e hiperinsulinemia compensatória vai facilItar o acumulo?
    Não sou da área da saúde, só gosto de ler mesmo.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O "saldo" final de calorias sempre é o que mais conta; isso é um fato. Mas isso não quer dizer que as calorias são todas iguais, porque não são, especialmente quando estamos tratando de um caso em que a pessoa apresenta resistência à insulina, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2.

      A sua pergunta não é tão fácil de responder porque não depende apenas do que estaria sendo consumido, mas de alguns outros fatores: composição corporal, grau de resistência à insulina, prática de exercício (se é regular, se ocorreu no dia), tipo de exercício, outros alimentos consumidos junto ou próximos (se for o caso) etc. Além disso, o total de calorias consumidas durante a noite, em comparação ao que é consumido no resto do dia, também pode ser um fator relevante.

      Para mais detalhes relacionados a esses assuntos, recomendo a leitura de dois textos que escrevi anteriormente. Acho que eles são bons pontos de partida para responder à sua pergunta. Se ficar alguma dúvida, só perguntar.

      https://cienciadanutricao.blogspot.com/2016/12/quando-dieta-low-carb-nao-e-melhor-para.html

      https://cienciadanutricao.blogspot.com/2017/06/para-emagrecer-mais-calorias-manha-ou-noite.html

      Excluir
  24. Boa noite.
    Vc concorda com os estudo que mostrou que Omega 3 não ajuda na doença cardiovascular?
    O que acha sobre? teve um cardiologista polêmico que fez um video dizendo que a randomização não foi feita porque não houve placebo, eles usaram azeite de oliva como placebo e então não houve significância estatística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Desde 2012, uma série de revisões sistemáticas vêm mostrando que a suplementação com ômega-3 parece não conferir benefícios no sentido de reduzir o risco de mortalidade ou eventos cardiovasculares:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22968891
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22493407
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24472636
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24885361

      E agora em 2018 foi publicada mais uma revisão sistemática mostrando a mesma coisa. O interessante é que, dessa vez, o estudo foi conduzido pela Cochrane Collaboration, uma organização especializada em conduzir estudos de revisão sistemática na área de saúde. Considerando o histórico, o trabalho dessa organização tende a ser bem pouco enviesado, então a princípio podemos confiar nos resultados. Link para o estudo:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30019766

      Dito isso, esses resultados não querem dizer que a suplementação com ômega-3 é inútil. O ômega-3 pode ser benéfico em vários quadro, e talvez até mesmo nas doenças cardiovasculares ele possa ter efeitos positivos.

      É possível que os resultados desses estudos possam ser explicados pela dosagem, que talvez seja muito baixa para que os possíveis efeitos positivos no sistema cardiovascular apareçam. Ou, em vez de suplementado, talvez o ômega-3 precisa ser consumido como parte de um alimento, como o peixe, para apresentar benefícios mais claros; nesse cenário, o ômega-3 poderia apresentar sinergia com outros nutrientes presentes nos alimentos, como a vitamina D. Ou talvez a suplementação de ômega-3 simplesmente não tem um impacto relevante sobre sistema cardiovascular, o que também não pode ser descartado.

      Mas uma coisa é certa: não podemos afirmar que as dosagens normalmente suplementadas, de 1 a 3 g de ômega-3, trazem benefícios para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Porque os estudos, até o momento, mostram que isso não acontece.

      Excluir
    2. Muito obrigado, mas em relação a metodologia, de fato você concorda com o que foi dito?
      que "...usaram azeite de oliva como placebo, e isso reduz a significância estatística do desfecho já que o azeite também tem ação cardiovascular benéfica..." LR

      Excluir
    3. Sim, boa parte dos estudos incluídos nessa revisão sistemática utilizaram azeite de oliva como a forma de suplemento para os grupos controle.

      Mas temos dois pontos importantes que surgem a partir daí. O primeiro é: não existem evidências conclusivas de que o azeite possui efeitos positivos em desfechos cardiovasculares, porque ensaios clínicos de longo prazo testando a eficácia do azeite nesse sentido nunca foram conduzidos. O máximo que temos são estudos de curto prazo avaliando o efeito do azeite sobre *marcadores* de risco cardiovascular, mas não sobre desfechos (mortalidade e eventos cardiovasculares). O fato do consumo de azeite afetar positivamente fatores de risco associados a doenças cardiovasculares é sugestivo de um possível benefício; mas, sem ensaios clínicos que avaliam diretamente o risco, não podemos afirmar que uma maior ingestão de azeite seria positiva nesse sentido.

      E isso nos leva ao segundo ponto: mesmo que existissem evidências concretas de que o consumo de azeite reduz o risco de problemas cardiovasculares, temos que considerar a quantidade consumida. Nesses estudos que avaliaram a suplementação de ômega-3, e que usaram azeite como grupo controle, a quantidade suplementada de azeite é pequena, provavelmente numa média de 6 g/dia. Teoricamente, é bem provável que essa quantidade de azeite seria baixa para que benefícios cardiovasculares fossem observados (caso esses benefícios sejam reais).

      Por isso, acho pouco provável que o uso de azeite como suplementação dos grupos controle seja um fator relevante nessa história. Se o ômega-3 na forma de suplementos não é eficaz, como os estudos até o momento sugerem, acredito que seja simplesmente porque ele não age diretamente sobre a raiz do problema que está por trás das doenças cardiovasculares.

      Além disso, considerando o possível cenário que você citou, em que os benefícios do ômega-3 não teriam sido demonstrados porque o azeite também estaria exercendo um efeito positivo, não acredito que isso seja um problema. Muito pelo contrário. Isso significaria que temos duas opções interessantes para manter ou melhorar a saúde cardiovascular, com o azeite sendo geralmente mais barato e mais saboroso, e por isso mais fácil de ser incorporado à alimentação.

      Excluir
    4. To perdido então

      Estudos como este não valem nada??
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29141571

      Excluir
    5. Esse é um estudo de revisão, que cita vários outros estudos e discute o potencial benéfico do azeite de oliva sobre a saúde cardiovascular. Mas nenhum dos estudos mencionados em revisões como essa pode ser usado para afirmar que o azeite possui um efeito claro e direto sobre a redução do risco cardiovascular. Simplesmente porque ensaios clínicos avaliando o efeito específico do azeite, sobre parâmetros como mortalidade e eventos cardiovasculares, nunca foram feitos.

      É possível que o azeite tenha um efeito direto sobre o risco cardiovascular? Sim, é possível. Só não podemos afirmar com muita certeza porque não existem estudos disponíveis para isso. A ausência de estudos não prova que o azeite não é benéfico; ela só não nos permite dizer mais do que sabemos sobre o assunto.

      Excluir
    6. Entendi. E na nutrição existe algum alimento que reduza eventos cardiovasculares?
      É difícil randomizar um grupo com dieta porque varia muito né, tem viés, e irregularidades.
      O próprio Omega 3 do estudo. Quem garante que era de qualidade?
      O profissional tem que ter visão crítica mesmo para avaliar estudos em nutrição.

      Excluir
    7. Sim, entendimento científico e visão crítica são fundamentais.

      Existe um único ensaio clínico que mostrou um efeito claro e evidente da alimentação sobre o risco cardiovascular. Só que esse estudo não foi realizado para testar o efeito de um ou outro alimento específico, mas sim com a ideia de avaliar um padrão alimentar: a dieta mediterrânea.

      Esse estudo foi chamado de PREDIMED. Curiosamente, um dos grupos experimentais consumiu azeite de oliva como parte da intervenção, embora os efeitos positivos que foram observados não tenham sido decorrentes especificamente do azeite -- uma vez que o outro grupo experimental, que consumiu oleaginosas no lugar do azeite, também apresentou redução no risco cardiovascular:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29897866

      (O estudo foi originalmente publicado em 2013, mas agora em 2018 foi republicado com algumas correções necessárias na visão dos autores)

      Então não podemos falar de alimentos específicos que levam à redução do risco cardiovascular, simplesmente porque não temos estudos para isso. Mas, considerando a totalidade das evidências, incluindo ensaios clínicos e estudos observacionais, as oleaginosas provavelmente são os alimentos sobre os quais temos um maior grau de "certeza" de conferirem benefícios.

      Excluir
  25. Existe alguma abordagem nutricional para rinite alérgica?
    Me alimento bem. Como variado, de tudo um pouco.
    Trato com a otorrino mas não resolve o problema . Pode ter a ver com alimentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, pode ter relação com a alimentação. Mas casos como esses são muito complexos para generalizar que X ou Y poderiam ajudar. Uma avaliação bem detalhada do caso seria essencial para se pensar em possíveis alternativas.

      Excluir
  26. Ola dr. João Gabriel
    O que diria a respeito da suplementação de glucosamina, condroitina e UC II para osteoartrite no joelho?
    Quais as evidências sobre o UC II sendo que o mesmo seria um colágeno, e proteínas não são absorvíveis.
    Obrigada. Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia.

      Existem evidências modestas mostrando melhora dos sintomas com glucosamina, condroitina e colágeno tipo II não desnaturado (UC II), mas nada relevante no sentido de realmente serem tratamentos que modificariam as causas da osteoatrite.

      Ou seja, podemos esperar melhorar nos sintomas e na qualidade de vida dos pacientes, mas não sabemos se no longo prazo são suplementos capazes de levar à regressão ou no mínimo à estabilização do quadro. Ainda assim, no mínimo ajudam nos sintomas, o que pode ser um diferencial importante.

      Excluir
  27. Oi João
    Comprei magnésio dimalato 500 mg
    Como que eu sei quantos miligramas tem de magnésio elementar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Basta saber o peso molecular do magnésio e do ácido málico, pois o magnésio dimalato nada mais é do que a combinação de uma molécula de magnésio e duas moléculas de ácido málico.

      O peso molecular do magnésio é 24,305 u, enquanto o do ácido málico é 134,087 u. Se somarmos uma molécula de magnésio a duas moléculas de ácido málico, ficamos com um peso molecular final de 292,479 u para a molécula de magnésio dimalato.

      Sabendo disso, é só calcular quanto o peso do magnésio representa do peso total da molécula de magnésio dimalato: 8,3%. Com esse valor, você pode determinar quantos miligramas de magnésio estão presentes em 500 mg de magnésio dimalato.

      Excluir
    2. Que absurdo. Paguei 24 reais em 41.4 miligramas então
      Muito pouco.
      Eu preciso tomar 200 mg de magnésio por dia.
      Tenho extrassistole, tomava magnésio glicina manipulado. Fiz o exame de Holter e diminuiu demais as arritimias, mas agora vou ter que tomar então 4 capsulas por dia. O excesso de dimalato tem problema?

      Excluir
    3. Mas a questão não é tão simples.

      As formulações com magnésio malato estão entre as opções com maior biodisponibilidade, o que significa que o corpo absorve e aproveita muito bem o magnésio nesses casos. Os 40 mg de magnésio nessa forma podem significar mais do que o dobro ou o triplo do magnésio em outras formas.

      A ingestão recomendada de magnésio para adultos vai de 310 a 420 mg/dia, variando de acordo com sexo e idade. Mas as recomendações chegam a essas quantidades porque já consideram que boa parte do magnésio ingerido, proveniente principalmente da alimentação (mas também de suplementos), não vai ser absorvida pelo organismo. E, como regra, isso vale para todos os nutrientes. Mas suplementos com elevada biodisponibilidade nutricional, como é o caso do magnésio malato, "quebram" essa lógica, justamente porque sua absorção e aproveitamento pelo organismo são consideravelmente maiores.

      Em relação ao seu suplemento de magnésio glicina, ele apenas dizia "200 mg" ou dizia "200 mg de magnésio elementar"? De qualquer forma, porque não experimentar aos poucos para ver o efeito do magnésio malato nas suas arritmias? Uma opção é testar por um tempo com apenas uma cápsula; depois, caso não observe efeito, aumentar a dose de cápsula em cápsula.

      E sobre o malato, sua ingestão a princípio não causa problemas.

      Excluir
    4. Na verdade agora eu entendi. Atrás da embalagem bem escrito que na porção de 500mg contém 150mg de magnésio, 0 proteína, 0 carbo, 0 gorduras e 0 fibra. Ou seja o restante 350mg é o ácido málico? e ele faz bem por ser um ácido não pode sobrecarregar os rins?

      Excluir
    5. Deve ser isso mesmo: mais ou menos 350 mg de ácido málico.

      A não ser que seja algo extremamente fora do comum, que o organismo como um todo não seja capaz de lidar, substâncias ácidas não causam sobrecarga nos rins. A princípio não tem por que se preocupar com o ácido málico.

      Excluir
    6. Muito obrigado por ajudar!!
      Boa semana

      Excluir
  28. Fala João, tudo bem?
    Sou acadêmico de medicina e acho blog é muito bom! Posta mais conteúdo sempre que der!

    Você saberia uma possível resposta para a dieta sem glúten ajudar pacientes com Síndrome de Gilles de la Tourette ( tique nervoso )?

    Estava dando uma lida em alguns artigos para fazer um poster num evento mas não tem muita explicação científica dessas relações com doenças neuropsiquiátricas...seria mais um possibilidade mesmo... segue o link no PubMed do trabalho.

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29735930

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Lembro de ter feito a mesma pergunta quando vi esse estudo. E a primeira coisa que veio à cabeça foi: ataxia causada por glúten.

      Assim como o glúten é capaz de causar uma reação imunológica, em pessoas com suscetibilidade, e levar ao desencadeamento da ataxia, é bem possível que exista um ou mais mecanismos similares que ocorrem na Síndrome de Tourette. Até porque ambos os casos envolvem cérebro, sistema nervoso e musculatura.

      Detalhes não sabemos, mas imagino que o caminho seja por aí.

      Excluir
    2. Obrigado por responder.
      O fato de ser um estudo piloto, faz com que esse trabalho requeira mais estudo para concluir que o glúten causa esses sintomas em pacientes predispostos?

      Excluir
    3. Sim, mais estudos são necessários.

      Em um estudo piloto, o número de participantes é pequeno, então estudos maiores são necessários para que o efeito seja replicado numa amostra mais representativa.

      Além disso, o estudo não contou com um grupo controle, que é fundamental para entendermos o real efeito de qualquer intervenção da intervenção em ensaios clínicos. Sem grupo controle não podemos, por exemplo, descartar a possibilidade de que a simples passagem do tempo (um ano) foi suficiente para que os pacientes apresentassem melhora do quadro.

      E outro ponto importante: mesmo que o efeito observado tenha sido por causa da dieta sem glúten, não podemos concluir que a melhora do quadro foi necessariamente causada pela restrição do glúten. Pode ter sido por causa da retirada do glúten da dieta? Pode. Mas também pode ter sido por alguma outra modificação na alimentação que veio junto da restrição de glúten, já que a prescrição de uma dieta sem glúten naturalmente vai levar a outras mudanças na alimentação.

      Mas o glúten é sim o principal "suspeito" na história, mesmo que mais estudos sejam necessários para entendermos essa relação.

      Excluir
  29. Gostei da entrevista.
    Poderia citar algum artigo que corrobore que níveis elevados de LDLc não é causador de doença cardiovascular?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Como mencionado no podcast, os artigos usados como referência nesse assunto (e também nos outros assuntos) estão todos no post dedicado ao próprio podcast, lá mesmo no site do Senhor Tanquinho.

      Excluir
  30. Bom dia Sou diabetico quero saber se posso usar deribose
    Obrigado Carlos Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos.

      A princípio não tem problema algum você fazer uso de D-ribose sendo diabético. Só não dá pra dizer que essa substância vai ter algum benefício direto no seu quadro, caso esse seja o motivo da sua dúvida.

      Excluir
  31. Boa noite, João Gabriel.
    Me ajuda a escolher um bom azeite?
    Não precisa citar marcas, só dizer como escolher um bom
    A dica que o Lair ribeiro dá, serve? ( de vidro escuro, prensado a frio, extra-virgem- parece pleonasmo mas não é, e acidez baixa )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A informação "prensado a frio" nem sempre aparece na embalagem, mas o fato de ser extravirgem já implica que o azeite foi extraído por prensagem a frio. De resto é isso mesmo: vidro escuro, baixa acidez (e bom preço).

      Excluir
  32. Boa tarde!
    Suco de beterraba é vasodilatador mesmo ou é mito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, o consumo de beterraba é capaz de melhorar a vasodilatação. Seguem alguns estudos mostrando esse efeito em seres humanos:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24125415
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23884387
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27182277
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25764393

      Excluir
  33. Muito boa matéria!
    Sem extremismos e bem esclarecedor!! Parabéns

    ResponderExcluir
  34. Fico muito triste e envergonhado em ver uns posts tão bons quanto esses e as pessoas virem até aqui para perguntar de magnésio, citar Lair Ribeiro, perguntar como toma creatina... é o fim do mundo. O João deveria apagar porque demostra que o blog está sendo mal visitado, basicamente leigos iludidos por gurus lowcarb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Esse é um bom ponto, e com certeza pode ser levado em consideração. Mas acho que existe outro lado nessa história: se são pessoas que talvez estão um pouco perdidas, por que não aproveitar o momento para esclarecer algumas questões a essas pessoas e até desfazer alguns mitos que elas podem ter ouvido em outros lugares?

      De qualquer forma, agradeço pela preocupação em querer manter esse blog como um espaço de clareza e imparcialidade dentro da nutrição, que infelizmente acaba sendo desvirtuada em alguns momentos por algumas pessoas -- assim como boa parte das áreas de conhecimento.

      Excluir
  35. Vc recomenda ciclamato para adoçar?
    causa cancer de bexiga?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A associação entre o consumo de ciclamato, e também de outros adoçantes artificiais, e o desenvolvimento de câncer de bexiga nunca foi bem explorada em seres humanos. A ideia de que esses adoçantes causam câncer de bexiga foi baseada em estudos em animais, realizados principalmente nas décadas de 70 e 80, que mostraram um efeito indutor de câncer desses produtos. Nem todos os estudos mostraram isso, mas uma boa parte sim.

      Apesar disso, mesmo praticamente não havendo evidências em humanos, eu não recomendo o uso de nenhum adoçante artificial. Simplesmente porque a necessidade não existe. Os açúcares naturais podem ser usados em pequenas ou moderadas quantidades sem problema. A verdade é que qualquer pessoa que esteja apresentando uma necessidade de consumir grande quantidade de açúcar está com um problema geral no paladar e na alimentação. Sendo assim, a solução não é trocar o açúcar pelo adoçante, mas sim melhorar a qualidade da alimentação e diminuir a dependência pelo açúcar.

      E mesmo que mais estudos fossem realizados, e mesmo que se verificasse a não existência de uma associação entre adoçantes artificiais e câncer, como podemos saber se o consumo desses produtos não está associado a outros problemas de saúde? E existem sim estudos que podem sugerir o risco de vários outros problemas. Por isso, acredito que o risco simplesmente não vale. Sem contar que, em grande parte dos casos (provavelmente a maioria), o uso de adoçantes é simplesmente mais um indicativo de que a pessoa precisa melhor a qualidade da sua alimentação como um todo.

      Excluir
  36. Boa noite. Tenho transtorno do pânico e minha nutricionista me prescreveu manipulação de magnésio glicina e L-teanina/ alternando a cada 2 meses com Taurina. Uso contínuo . Gostaria muito da sua opinião pois acho o blog muito bom sobre ciência nutricional e meu médico psiquiatra disse que é jogar dinheiro fora. Mas também sei da industria farmacêutica. Uso Rivotril sublingual quando tenho as crises de pânico mas o antidepressivo não quero ficar refém. Gostaria de apostar na manipulação, acha que poderia ter algum beneficio??
    Muito obrigada. Laíssa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laíssa.

      Os estudos avaliando o efeito de nutrientes sobre transtorno do pânico são bem escassos, e isso vale tanto para glicina como para a teanina.

      Pensando nas função bioquímica que a glicina pode desenvolver no cérebro, e provavelmente foi por isso que sua nutricionista fez a prescrição, a suplementação com esse aminoácido poderia ajudar. Porém, no único estudo minimamente relacionado a isso que eu encontrei, o medicamento testado, que basicamente leva ao aumento na concentração de glicina no cérebro, não apresentou efeito:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22394471

      É claro que a suplementação com glicina, em vez do uso de um medicamento que aumenta os níveis cerebrais de glicina, poderia levar a outro resultado, mas não podemos afirmar muita coisa se não existem estudos que avaliaram a hipótese. De qualquer forma, como existe uma lógica bioquímica por trás dessa possibilidade, talvez valha a pena experimentar essa suplementação.

      Por outro lado, existe um bom número de estudos mostrando o efeito "calmante" da teanina, que tende a ser mais acentuado justamente em pessoas que apresentam algum tipo de transtorno de ansiedade. Sendo assim, imagino que a suplementação com teanina tem uma chance no mínimo razoável de trazer algum efeito positivo.

      Excluir
    2. Obrigada por me esclarecer. Boa noite

      Excluir
  37. Boa tarde.
    Tenho uma duvidas nutricionais. As energias de calorias que absorvemos estão na forma de glicose? A insulina quando estimula a célula , ela estimula para que ocorra a entrada só de glicose ou de qualquer outra coisa?
    Outra coisa: na sua opinião qual o melhor óleo para ingerir nos alimentos. Obrigada. Nicole Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicole.

      Resumidamente, chamamos de macronutrientes as estruturas moleculares que, após absorvidas e metabolizadas, são capazes de fornecer energia ao corpo. Podemos classificar esses macronutrientes em três grupos: carboidratos, gorduras e proteínas. Ao longo do sistema digestório, cada um dos macronutrientes é digerido em componentes menores para absorção. As moléculas maiores de carboidratos fornecem glicose e frutose, as moléculas de gorduras fornecem ácidos graxos e as moléculas de proteínas fornecem aminoácidos.

      Depois de absorvidos, glicose, frutose (que pode ser convertida em glicose) e ácidos graxos são basicamente direcionados para a produção de energia dentro das células, gerando moléculas de ATP ao serem metabolizados por reações intracelulares como a glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons. Com os aminoácidos a história é um pouco diferente, mas boa parte deles também pode ser usada para a produção de ATP. Sendo assim, não está errado dizer que as calorias que absorvemos estão na forma de glicose, ou de frutose ou de ácidos graxos ou de aminoácidos, mas tecnicamente falando a energia que o corpo de fato utiliza é o ATP.

      Quando a insulina se liga ao seu receptor nas células, ela estimula a entrada de vários nutrientes. A glicose é o principal deles, mas também existe estímulo para a captação de aminoácidos e até mesmo de ácidos graxos. Quando falamos de metabolismo energético, a insulina tem dois grandes papéis: 1) estimular o uso da energia que está entrando no corpo após a ingestão alimentar; 2) guardar o excesso de energia que não será prontamente metabolizado.

      Falando de forma generalizada, quaisquer óleos e gorduras não refinados podem ser consumidos sem problemas. Mas o azeite de oliva (extravirgem) provavelmente se destaca, porque tem um custo-benefício excelente em termos de preço e potenciais benefícios que pode proporcionar.

      Excluir
  38. Vc saberia me dizer se é verdade que houve um estudo na Califórnia que analisou carnes vendidas em restaurantes e fastfoods, onde foi constatado que a maior parte desses alimentos foi oriunda de uma dieta de milho. Baseada em espectrometria de massa foi possivel rastrear o isotipo de carbono contida naqueles alimentos e saber então, a sua origem.

    Vou postar aqui em baixo umas referências e quero saber se a referência diz o que eu afirmei em cima.
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2582047/

      só esta

      Excluir
    2. Olá.

      Olhando as conclusões estudo, a história é basicamente essa: a maior parte dos produtos vendidos por redes de fast-food tem relação direta com a produção de milho, como o uso de óleo de milho para os alimentos fritos e o uso de ração à base de milho para alimentar os animais que fornecem a carne para os produtos dessas redes.

      E a importância disso não está no milho por si só, mas sim no que essa relação representa. Segundo os autores, a agricultura que gira em torno de plantações de milho é insustentável do ponto de vista ambiental em diversos pontos, incluindo os animais criados em confinamento e o uso de agrotóxicos. E tudo isso se agravaria por ser uma agricultura altamente subsidiada.

      Excluir
  39. é verdade que uma castanha do pará pode fornecer 200 mcg de selênio?
    To ferrado então, tem dia que consumo umas 15....

    Qual será seu próximo post? Aguardando... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Uma unidade de castanha-do-pará pode sim conter 200 microgramas de selênio, mas a concentração desse mineral costuma variar bastante. Se me lembro bem, boa parte das análises (talvez a maioria) mostra concentrações entre 60 e 100 microgramas de selênio por unidade de castanha-do-pará, então imagino que, em média, essas devem ser as concentrações mais usuais.

      O próximo post? Não tenho certeza ainda, mas é bem possível que seja sobre óleo de coco. De qualquer forma, pretendo retomar uma frequência mais regular de textos aqui no blog. Então pode ficar no aguardo.

      Excluir
    2. Top!! Aguardando ansioso!
      Muito mimimi sobre um óleo, inacreditável como pode ter tanta divergencia.

      Excluir
  40. Boa noite dr. Quais os riscos de tirar leite da dieta? ele é de fato fundamental para termos cálcio? muito obrigada bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Podemos dizer que os laticínios não são essenciais, assim como nenhum alimento ou grupo alimentar por si só é essencial. Ou seja, isso significa que é possível ter uma alimentação saudável, incluindo uma ingestão adequada de cálcio, mesmo sem o leite e seus derivados. Porém, esses alimentos são de longe as melhores fontes de cálcio que temos na alimentação.

      Mesmo sendo possível ter uma ingestão adequada de cálcio na ausência dos laticínios, a pergunta é: essa seria uma boa ideia? Em grande parte dos casos, não seria uma boa ideia, simplesmente porque as pessoas em geral não estão acostumadas a consumir outras fontes concentradas de cálcio, sem contar que alguns desses outros alimentos ricos em cálcio não são de tão fácil acesso. Por esse e outros motivos, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de sensibilidade aos laticínios, eu costumo não recomendar a de leite e derivados da dieta.

      Excluir
    2. Permita-me corrigi-lo na pergunta da anônima acima,
      Existe sim um grupo alimentar que se restringirmos, teremos carência nutricional, as carnes.
      Apenas produtos de origem animais nos fornecem vitamina B12.

      Excluir
    3. Sim, é verdade que os alimentos de origem animal são virtualmente a nossa única fonte de vitamina B12 na dieta. Mas isso não significa que as carnes são necessárias para que tenhamos uma boa ingestão desse nutriente. Realmente, as carnes são uma das fontes mais concentradas de vitamina B12, mas outros alimentos de origem animal também são fontes muito boas. Duas porções de 200 mL de leite, por exemplo, fornecem 75% da necessidade diária desse nutriente.

      Por isso, é sim possível ter uma ingestão adequada de vitamina B12 mesmo sem consumir carnes. Os alimentos de origem animal são essenciais, mas as carnes a princípio não são.

      Excluir
  41. Boa noite. Muito boa discussão a entrevista. Gostei do modo que vc aborda.
    Quando terá outro? sua página já está nas favoritas.
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Os podcasts dependem de convites, então não sei quando será o próximo. Mas em breve pretendo retomar uma frequência mais regular de publicação dos textos. Obrigado por ouvir o podcast e pela leitura do blog!

      Excluir
  42. Bom dia João Gabriel
    Comer arroz feijão diariamente com legumes, sem nenhuma carne ou ovo, vai elevar o índice glicêmico?
    A combinação arro com feijão é densa nutricionalmente no sentido de aminoácidos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra dúvida, tomar creatina reduz a necessidade daquele 1,5 a 2g de proteína/kg diário ou é indiferente?

      Excluir
    2. Olá.

      O índice glicêmico de uma refeição com arroz e feijão sem carne ou ovo, comparada a outra com carne ou ovo, vai ser sim maior. No entanto, como comentei no podcast, em praticamente todos os casos o índice glicêmico dos alimentos ou das refeições não faz diferença alguma. O que pode fazer diferença é o baixo consumo de proteína, principalmente se não for compensado nas demais refeições do dia.

      Em relação à outra dúvida: não, ingerir creatina não faz diminuir a necessidade diária que uma pessoa tem por proteína na alimentação.

      Excluir
  43. Prometo que é a última dúvida: você acha perigoso uma pessoa humilde (46 anos) fazer jejum intermitente de 14 a 16 horas sem acompanhamento nutricional porque ouviu um médico dizer na internet?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é perigoso, até porque os estudos não mostram efeitos adversos da prática do jejum intermitente. Se a pessoa não se sente segura, ela pode começar com períodos menores de jejum. Por exemplo, 8 horas por dia pode ser um bom ponto de partida.

      Mas é claro que o melhor, se possível, é ter o acompanhamento de um profissional atencioso e que saiba como realmente aplicar o jejum na prática.

      Excluir
  44. Opa, beleza?
    Poderia me falar o nome do primeiro cara da foto neste post?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde.
    Gostaria de saber se é verdade que o coentro tem ação destoxificante
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Assim como diversos outros vegetais, é bem possível que o coentro exerça sim um papel mais ou menos nesse sentido, seja essa ação direta ou indiretamente causada pelo seu consumo. O problema é o uso do termo "detoxificante", que pode significar uma infinidade de coisas quando estamos falando de saúde.

      Excluir
  46. Boa noite.
    O que significa isso na nutrição:
    ----GLA-MFF----
    ( fécula, fermentado, mocotó // glúten, leite, açúcar )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Isso aparece na lista de ingredientes de algum produto? Poderia transcrever essa lista de ingredientes por completo para ajudar?

      Excluir
    2. Estava num slide de uma palestra . Queria entender a sigla
      Mas pode deixar kkkk não dá pra adivinhar né
      Obrigado

      Excluir
    3. Acho que a única coisa que eu posso dizer é que as letras da sigla correspondem às letras iniciais das palavras que estão abaixo dela.

      Excluir
    4. Meu Deus, é isso mesmo... Que horror como não entendi isso.

      Foi numa aula sobre autoimune, faz sentido restringir gluten, leite e açúcar e usar : Compota de maça (não sei oq é) mocotó (não tem risco de infecção?) e fermentados

      Excluir
    5. Esse seu último comentário foi uma pergunta para mim? Se sim, poderia elaborar um pouco melhor para ver se posso responder?

      Excluir
  47. Seria possivel vc me ajudar num lanche da tarde sem eu passar em consulta?
    Almoço e janto bem mas acabo tendo dificuldade para lanchar de tarde . Ovos como pela manhã e frutas, de tarde acabo gastando muito dinheiro porque vou numa loja de comidas funcionais e integrais e um sanduíche saudável e gostosa não sai menos de 25 reais a conta, tenho que arrumar algo que eu consiga fazer em casa. Eu preciso ganhar peso mas não quero me entupir de gluten me faz muito mal e eu estou sofrendo por isso.

    Obrigado. João Claudio Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.

      Não posso entrar em muito detalhes por dois motivos. Primeiro que eu precisaria saber mais informações sobre você, sua rotina e seus hábitos para realmente poder ajudar; mas isso só seria possível a partir de uma consulta ou de uma conversa um pouco mais detalhada. Em segundo lugar, ao te ajudar assim diretamente, eu abriria precedente para que outras pessoas também façam perguntas semelhantes e para que eu passe a ter o dever de ajudá-las da mesma forma; mas como profissional eu não devo fazer isso.

      De cabeça, o que eu posso te dizer é o seguinte:

      1) Tente lembrar dos grupos alimentares para compor suas refeições, porque isso pode te ajudar a pensar em opções de lanches. Alternativas não faltam entre frutas, laticínios, carnes e ovos, nozes e castanhas, raízes e tubérculos.

      2) Você não necessariamente precisa lanchar. Mesmo que esteja acostumado com isso e acredite que não consiga ficar sem o lanche da tarde, o mínimo que você poderia fazer é tentar. No seu caso, como refere que quer ganhar peso, você poderia aumentar a quantidade de alimentos nas outras refeições para compensar o lanche que não estaria mais sendo feito.

      3) Os lanches entre as refeições principais podem ser diferentes daquilo que a maioria das pessoas está acostumada. Por que não fazer com que os alimentos desse lanche da tarde sejam parecidos com os do almoço ou do jantar? Ou até mesmo do café da manhã?

      Excluir
    2. Otimas dicas.
      É verdade que aumentar a ingesta de comida em momentos longes do treino pode acumular na barriga ou é indiferente?
      eu tento comer mais carboidrato antes de malhar.

      Excluir
    3. Os melhores momentos para ingerir mais carboidrato são imediatamente antes do treino ou logo depois. Isso pode diminuir um pouco a chance de ocorrer acúmulo como gordura corporal, além de potencialmente beneficiar o desempenho no treino e a recuperação muscular.

      Mas isso não necessariamente quer dizer que comer carboidratos fora desses horários vai levar ao acúmulo de gordura. São muitas variáveis em jogo, como intensidade do treino, composição das refeições ao longo do dia, ingestão total de calorias e proteínas etc. Mas, como mencionei acima, se você quer aumentar a ingestão de carboidratos, em regra o melhor a fazer é consumi-los em momentos próximos ao treino.

      Excluir
  48. O livro "Barriga de trigo" do cardiologista William Davis é 100% pseudociência ou por trás tem embasamento?
    Todo livro é enfeitado pelo autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Nunca li o livro, mas já conversei com pessoas que leram. Considerando o que me contaram, a conclusão que eu tiro é que boa parte das alegações contidas no livro são extrapolações do que as evidências científicas mostram. Não que futuramente os problemas atribuídos ao glúten, citados no livro, não possam ser confirmados por estudos, mas parece que o autor vai além do que ciência diz para "condenar" o glúten.

      Sendo esse o caso, não é nada surpreendente. Uma das coisas que mais se vê na área da saúde são pessoas extrapolando o que as evidências mostram como forma de confirmar ou reafirmar o que elas acreditam. Por isso temos que ter cautela e imparcialidade na hora de interpretar o que a ciência nos mostra.

      Excluir
  49. Tem relação com suplementação de vitamina B e cancer?
    tem estudos, e se sim, é relação de causalidade ou o câncer gera aumento da vitamina B ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      As vitaminas do complexo B incluem uma série de diferentes vitaminas. Eu precisaria saber especificamente a qual vitamina do complexo B você está se referindo para tentar responder sua pergunta.

      Excluir
    2. De maneira geral, não se encontra muita relação entre vitamina B12 e leucemia. Porém, leucemia é uma classificação geral que inclui diversos subtipos, sendo alguns consideravelmente diferentes dos demais. Se você quiser especificar o tipo de leucemia, ou de onde surgiu essa sua dúvida, posso tentar dar uma resposta mais direcionada.

      Excluir
    3. O médico falou na televisão que a maioria dos pacientes com leucemia tem vitamina B12 acima de 1000. De onde ele tirou isso?
      disse que há riscos de suplementar sem orientação médica.

      Excluir
    4. Sem saber o tipo específico de leucemia, é difícil buscar estudos sobre essa relação. Ainda assim, fazendo uma busca sobre leucemia em geral, dos estudos publicados nos últimos 10 anos, os únicos que encontrei foram com crianças que apresentavam leucemia linfoblástica. Em ambos os trabalhos, não foram encontrados níveis aumentados de vitamina B12.

      Não sei de onde o médico tirou esse dado, e é claro que os resultados que citei acima não necessariamente se aplicam a qualquer tipo de leucemia. De qualquer forma, se ele realmente afirmou que existe risco de suplementar vitamina B12 em pessoas com níveis "elevados" dessa vitamina, essa afirmação é questionável. Porque o risco de toxicidade para a vitamina B12, mesmo em casos de suplementação, nunca foi demonstrado na literatura científica.

      Mas é claro que cada caso é um caso, e em pacientes com câncer pode ser que a suplementação de alguns nutrientes não seja recomendada. Por isso, o ideal é que cada caso seja avaliado individualmente. Mas talvez o mais importante seja o seguinte: uma pessoa com níveis sanguíneos de vitamina B12 nessa faixa, independentemente do motivo, provavelmente não precisa se preocupar com a suplementação desse nutriente.

      Excluir
    5. Você é muito bom mesmo. Obrigada pela resposta. Realmente estava preocupada mas agora não estou tanto. Uso a B12 mas tive familiares com leucemia linfocítica aguda.

      Obrigada por sempre se preocupar com a gente dando respostas claras e baseadas na verdade.

      Excluir
  50. Ola boa noite. Sou Claudia ja comentei neste site outras vezes.
    Gostaria de deixar meu relato. Tratei infecçao da bacteria H PYLORI sem antibióticos com excelente resolução confirmada pelos exames.
    Fiz tudo com orientação da nutricionista . lIMÃO em jejum, espinheira santa. Aloe Vera, óleos essenciais , cloridrato de betaína , dieta limpa e saudável.
    De quebra melhorou uns 70% minha Rosacea.
    To comendo até mais, sem gastar muito dinheiro tirando o Aloe vera que achei caro.
    Recomendo. Evitem antibiotico e foquem na nutrição verdadeira.... Boa noite e luz

    ResponderExcluir
  51. Boa noite João

    https://www.youtube.com/watch?v=ZIQVIon4M1o

    Isso que ele diz no tempo: 11:10 procede? eu não consigo imaginar 70% da alimentação vinda de gordura porque pra mim gordura é igual a azeite, castanha, óleo de coco e bacon... não sei como almoçar e jantar 70% gordura... Prefiro fazer a cetogenica, tentei o jejum intermitente e passei muito mal, dor de cabeça embora fiz só 4 dias.

    Obrigado. Julio Cesar Perelva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julio.

      Sim, uma dieta cetogênica geralmente tem mais ou menos isso de gorduras. Perceba que não é 70% do peso na forma de gorduras, mas sim 70% das calorias. Considerando que as gorduras possuem mais do dobro das calorias dos carboidratos e das proteínas, é uma quantidade de calorias que não é tão difícil de se obter. Até porque existem vários alimentos que são muito concentrados em gorduras, como os exemplos que você mencionou.

      Excluir
  52. Conhece esse livro? recomenda?

    https://www.google.com.br/search?q=nutrition+and+physical+degeneration&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZ3K3VsrHeAhXFFJAKHQUjD3gQ_AUIDygC&biw=1422&bih=765#imgrc=UsZD1lAb0qGSqM:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Conheço e recomendo. O pensamento fora da caixa do Weston Price é uma das coisas que faltam na nutrição e nas ciências da saúde hoje em dia.

      Excluir
  53. Boa tarde. tenho 18 anos
    posso usar creatina 5 gramas todos os dias ou preciso interromper um tempo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não há contraindicação em usar 5 gramas de creatina todos os dias. Porém, depois de algumas semanas de suplementação, existe uma saturação dos estoques musculares de creatina, que duram por algumas semanas mesmo se a suplementação for interrompida.

      Sendo assim, como forma de otimizar o dinheiro investido no suplemento, uma boa opção é a seguinte: suplementar por cerca de 60 dias, parar por 15-30 dias, e depois voltar por mais 60 dias. Isso se você começar e manter com 5 gramas diariamente. Por outro lado, se você fizer a suplementação com fase de saturação, com aproximadamente 20 g/dia na primeira semana e depois aproximadamente 5 g/dia nas semanas seguintes, você pode fazer 30-60 dias de suplementação, parar por 15-30 dias, e depois voltar com mais 30-60 dias.

      Mas, se você não quiser se preocupar com ficar parando e retomando a suplementação e se o dinheiro não for um problema para você, a suplementação contínua e ininterrupta também não deixa de ser uma opção.

      Excluir
    2. Muito obrigado. Vou fazer exatamente isso, dar esse tempo
      Fiquei preocupado com a questão renal, fiz exames ha 5 meses atras e ureia e creatinina tudo normal...

      Obrigado !

      Excluir
    3. Como vc faz pra medir 5 gramas?
      eu devo tomar 3g por dia. Uso uma colher de café cheia....
      tá certo?

      Excluir
    4. Uma colher de chá cheia deve ter entre 3 e 5 g de creatina. Mas é difícil dizer porque pode ter diferenças razoáveis entre diferentes colheres de chá. A única forma de saber com mais precisão é usando uma balança.

      Excluir
  54. Arroz com feijão é de fato uma boa combinação?
    devemos ingeri-los diariamente?
    Obrigada. MÔNICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica.

      Sim, arroz e feijão formam uma boa combinação. Eles não são estritamente essenciais, o que significa que, mesmo sem eles na dieta, é possível ter uma alimentação saudável. Mas eles são mais uma entre as diversas opções que temos para ter uma alimentação saudável. O mais importante, acima de tudo, é que sua dieta seja composto por comida de verdade (alimentos não processados).

      Excluir
  55. Boa tarde. Poderia pensar na possibilidade de fazer um post sobre agrotóxicos? não apenas apresentando os riscos, mas mostrando as soluções de amenizar.
    Uns indicam tintura de iodo para ajudar a retirar, outros bicarbonato.
    Qual sua opinião afinal? principalmente para mim que sou vegano e não tenho acesso fácil a alimentos organicos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu sinceramente nunca fui afundo o suficiente nesse assunto. Entendo uma parte bem razoável, mas precisaria estudar mais para dar um "veredito" sobre esse tema. Principalmente sobre dois pontos: 1) os verdadeiros problemas e até que ponto corremos risco; 2) os métodos de como reduzir agrotóxicos nos alimentos.

      Por isso, vou sim considerar sua sugestão.

      Não sei onde você mora e nem suas condições financeiras para comprar alimentos orgânicos. E não sei o quanto você já pesquisou sobre as opções que existem próximas aonde você mora. Mas deixo duas sugestões:

      1) Se não pesquisou muito, olhe mais afundo sobre as opções que podem estar disponíveis perto de você, porque cada vez mais, em mais e mais lugares, estão surgindo opções para se comprar alimentos orgânicos a preços razoáveis. Aqui em Brasília, por exemplo, é possível comprar alguns alimentos orgânicos que custam o mesmo que alimentos não orgânicos. É verdade que Brasília, assim como outras cidades grandes, não necessariamente é um bom parâmetro; mas, como falei, os alimentos orgânicos estão ficando mais fáceis de encontrar e com preço, no mínimo, um pouco mais acessível.

      2) Pesquise sobre quais alimentos precisam de menos agrotóxicos para serem cultivados. Procure saber quais alimentos, no Brasil, possuem menos resíduos de agrotóxicos (a Anvisa periodicamente publica esses dados). E busque saber quais alimentos são de quais épocas, uma vez que os alimentos da época muitas vezes apresentam concentrações menores de agrotóxicos.

      Excluir
    2. Bom dia. Moro em Juiz de Fora -MG, e existem 3 lugares que vendem orgânicos, 1 é numa feira muito longe da minha casa, difícil ir. E os outros 2 são de fazendas, com selo orgânico mesmo, entregam em casa, mas o orçamento fica muito puxado.
      O que você disse faz muito sentido, já tinha ouvido falar e acabei esquecendo. Optar por comprar orgânico alimentos mais contaminados como tomate, morango, pimentão....
      Obrigado João! ajudou muito.

      Excluir
  56. Boa noite! Tomar um café depois do almoço é um hábito ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reduzir absorção de nutrientes do almoço

      Excluir
    2. Se sua alimentação for variada e composta por alimentos nutricionalmente densos, ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais), a ingestão de café depois do almoço não vai ter um impacto relevante na absorção de nutrientes.

      Excluir
    3. Ah que bom. Fui numa nutricionista e odiei. Mudou todo meu padrão de alimentação que é saudável e tirou até meu cafézinho de depois do almoço porque diz ela que reduz cálcio.
      Obrigada viu!?
      Sem noção demais esses profissionais que estão formando

      Excluir
    4. Eu não sou nutricionista, mas imagino que quanto mais próximo o plano alimentar estiver dos hábitos e da cultura alimentar do paciente, melhor será a adesão ao plano.

      Excluir
    5. Esse certamente é um fator muito importante.

      Excluir
    6. Também não sou nutricionista e acho sim que dieta tem que ser adequada ao que o paciente queira comer, gostar.
      Mas ela está certa e não deveria ser criticada.
      Se você ama tomar café após o almoço TODOS OS DIAS, penso que você deve sim se preocupar talvez em aumentar sua ingesta de cálcio, pois está provado que café reduz a absorção de cálcio. Se isso é impactante ao ponto de causar uma doença e ser necessário radicalmente ser restringido? Não sei. Mas nãi julgue sua nutri. Minha mãe foi em uma chamada de "louca" por ser radical demais, e foi a única que fez minha mãe emagrecer e melhorar os exames sem remédios e termogênicos .

      Evidência tem:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11445927

      Excluir
    7. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que essa referência não se trata de um estudo. Além disso, não há nem mesmo resumo do texto. Se você tiver a referência completa, agradeço se puder compartilhar.

      Em segundo lugar, é importante deixar claro que o efeito do café sobre a inibição da absorção de cálcio é algo mais teórico do que prático. Esse efeito é mais baseado em estudos sobre como os alimentos afetam a biodisponibilidade de outros nutrientes e não necessariamente do cálcio. Para a relação café x cálcio, temos uma certa extrapolação das evidências, porque os estudos que diretamente avaliam essa relação são extremamente escassos.

      Mas vamos considerar como um fato que a ingestão de café realmente leva à diminuição na absorção de cálcio. Ainda assim, a questão é mais ampla do que isso, porque precisamos colocar esse fato em perspectiva. E como fazemos isso? Avaliando a alimentação do paciente como um todo.

      Como mencionei mais acima, se a pessoa tem uma alimentação variada e composta por alimentos que são nutricionalmente densos, incluindo alimentos ricos em cálcio, não tem por que se preocupar muito com o café inibindo parte da absorção desse mineral. Ainda mais se considerarmos que o almoço geralmente não é uma refeição pouco concentrada em cálcio, uma vez que a maior parte do cálcio para a maioria das pessoas vem dos laticínios, que por sua vez costumam ser consumidos em outras refeições.

      Logo, levando em conta as informações que temos sobre o caso, e considerando uma alimentação rica e variada, não há por que se preocupar com o consumo de café depois do almoço, mesmo que seja diário.

      Excluir
  57. Me tira uma dúvida?
    nutricionista usa estetoscopio?
    e podem prescrever medicamentos como Fisioton?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Até onde sei, não tem nada que impeça que nutricionistas usem estetoscópio, mas é claro que o ideal é que saibam como operá-lo. Além disso, também podem prescrever fitoterápicos como a Rhodiola rosea (do qual o Fisioton é composto).

      Excluir
  58. Boa noite !! João, vc é referência em ciência nutricional pra mim, já deve ser a terceira vez que peço ajuda para interpretar artigo, se puder me ajudar de novo, vai ser ótimo !

    https://www.thieme-connect.com/DOI/DOI?10.1055/a-0653-7108

    A partir deste estudo, pode se afirmar que a dieta sem glúten foi benéficas para todas pacientes com TH ou apenas as com doença celíaca???? Porque no "background" mencionam isso, mas na conclusão eles generalizam!

    Obrigado !!abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Como critério de inclusão, os pesquisadores determinaram que todas as participantes do estudo deveriam apresentar as mesmas características. E uma dessas características era a presença de anticorpos anti-transglutaminase no sangue. A presença desse anticorpo sugere a possibilidade de doença celíaca, mas não deve ser utilizado sozinho como critério diagnóstico. Sendo assim, todas as participantes apresentavam níveis elevados de anticorpos tireoidianos e níveis detectáveis de anticorpos anti-transglutaminase, mas nenhuma delas havia sido de fato diagnosticada como portadora de doença celíaca.

      Os pesquisadores decidiram selecionar participantes com níveis detectáveis de anticorpos anti-transglutaminase para, de certa forma, garantir que estavam trabalhando com pessoas que tinham alguma sensibilidade ao glúten. Eles não deixam claro por que não selecionaram mulheres que de fato já haviam tido o diagnóstico de doença celíaca, o que seria uma garantia real de que elas apresentavam reatividade ao glúten. De qualquer forma, pacientes com níveis detectáveis de anticorpos anti-transglutaminase se encaixam bem o suficiente com o contexto que os pesquisadores queriam estudar.

      E o que eles fizeram foi separar essas participantes, todas com as mesmas características, em dois grupos: A) dieta sem glúten; B) dieta habitual (a dieta habitual de todas as participantes continha glúten).

      Depois de 6 meses, para as mulheres que restringiram o glúten, foi observada uma redução de 24% nos níveis de anticorpos anti-tireoperoxidase e também de 24% nos níveis de anticorpos anti-tireoglobulina. Além disso, em 62% das pacientes a redução nos níveis desses anticorpos tireoidianos foi acompanhada pelo desaparecimento dos anticorpos anti-transglutaminase.

      Apesar de apresentaram níveis elevados de anticorpos tireoidianos, vale ressaltar que as mulheres desse estudo não tinham o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto, pelo simples fato de ainda terem a função tireoidiana preservada. Isso é evidenciado pelos níveis normais de hormônios da tireoide que elas apresentavam, que também foi um critério de inclusão previamente determinado pelos pesquisadores.

      De qualquer forma, temos aqui um estudo muito interessante mostrando que uma dieta sem glúten é capaz de reduzir significativamente a concentração sanguínea de anticorpos antitireoidianos em pacientes que apresentam níveis elevados desse marcador. Na prática, isso significa pelo menos duas coisas:

      1) Provável redução do risco de desenvolvimento de tireoidite de Hashimoto, no caso de pacientes ainda não diagnosticados e com função tireoidiana preservada. Ou no mínimo um retardo no desenvolvimento da doença.

      2) Possibilidade de diminuição da progressão da doença em pacientes já diagnosticados. Ou, quem sabe, até mesmo a possibilidade do quadro parar de progredir, especialmente se a dieta sem glúten for mantida.

      É bem difícil que estudos muito mais prolongados que esse, de preferência com duração de vários anos, sejam feitos no futuro. Mas esse estudo piloto já é bom o suficiente para termos uma boa noção do poder que uma dieta sem glúten pode ter no risco (e talvez na progressão) da tireoidite de Hashimoto.

      Eu particularmente fiquei muito contente quando li esse estudo, porque ele reforça ainda mais o que temos aprendido sobre a relação entre glúten e tireoidite de Hashimoto (e possivelmente outras doenças autoimunes).

      Excluir
    2. Obrigado pelo posicionamento
      Vc já havia lido esse artigo antes ?
      Boa noite!!

      Excluir
    3. Li faz um tempinho. E se por acaso não conseguir acesso e quiser o arquivo pdf do artigo, basta entrar em contato comigo por email.

      Excluir
  59. Vc conhece um tipo de estudo que chama Vappy? avalia colesterol etc
    Obrigada! Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta é: é verdade que existem 11 tipos de colesterol LDL e apenas 2 são maléficos?

      Excluir
    2. Olá.

      Só para não passar batido: o nome do teste é VAP. É um teste interessante, mas que na grande maioria dos casos é desnecessário. Porque em virtualmente todos os casos, talvez até todos, podemos saber como está o risco cardiovascular do paciente olhando apenas para glicemia, insulina, triglicerídeos e composição corporal.

      Dependendo da forma como se decide classificar os tipos de colesterol, é possível chegar a mais de 11 tipos diferentes. Considerando essa informação que você traz, é bem provável que ela está querendo dizer que os tipos "maléficos" de colesterol são as partículas de LDL que são pequenas e densas.

      O assunto é complexo e extenso para entrar em detalhes aqui, mas vou tentar simplificar. As evidências que temos disponíveis hoje mostram que essas tais partículas "maléficas", assim como o próprio colesterol LDL (LDL-c), são apenas marcadores do risco cardiovascular. Ou seja, à medida que a disfunção metabólica vai aumentando no indivíduo, aumenta também o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares. E essas partículas "maléficas" também aumentam junto. Mas elas não são diretamente responsáveis pelo aumento no risco cardiovascular; elas são apenas marcadores que mostram o grau de disfunção metabólica no organismo.

      Mas, como falei acima, marcadores mais tradicionais como glicemia, insulina, triglicerídeos e composição corporal também mostram claramente como está o grau de disfunção metabólica em um determinado paciente. Justamente por mostrarem como está o grau de disfunção metabólica, também indicam como está o risco cardiovascular. E o melhor é que são marcadores simples e bem mais acessíveis, sendo suficientes para entendermos o risco cardiovascular de uma pessoa.

      Excluir
  60. Boa tarde! Estou digitando "saturada" na barra de pesquisa e não acho o post que comentei ano passado!
    Poderia me enviar um único artigo, se possível, para responder alguém que diz que gordura saturada causa aterosclerose e infarto?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Deve ser um desses dois:

      https://bit.ly/2w45JfG
      https://bit.ly/2z6XYX5

      De qualquer forma, segue link para a melhor revisão sistemática a avaliar os ensaios clínicos de consumo de gordura e mortalidade (total e cardiovascular):

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27547428

      Excluir
  61. Bom dia, tenho colesterol alto e triglicerides normal. Oq devo evitar e comer mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não posso falar muito sem conhecer detalhes sobre o seu caso. Mas você provavelmente não precisa se preocupar com nada muito específico. Você vai ficar bem se focar em comida de verdade e evitar ao máximo produtos processados.

      Excluir
    2. Pão de sal com manteiga natural ou geleia toda manhã inclui nessas comidas de verdade?

      Excluir
    3. Eu costumo recomendar a restrição de alimentos derivados do trigo, pelo simples fato do glúten contido neles estar associado a alguns problemas de saúde. Mas, mesmo deixando isso de lado, o pão de sal é um alimento que foi muito modificado até se tornar o que é, sendo bem pobre em qualidade nutricional.

      O mesmo vale para a maioria das geléias, que são concentradas demais em açúcar e trazem pouco valor nutricional. A manteiga é neutra, pois não traz prejuízos e ao mesmo tempo não é tão rica em nutrientes.

      Alimentos de verdade são aqueles que foram modificados o mínimo possível até chegar ao prato: hortaliças, frutas, carnes, ovos, oleaginosas, raízes, tubérculos, leguminosas e cereais (não processados, de preferência os sem glúten).

      Excluir
    4. Entendi. Mas eu tava lendo esses dias uma nutricionista falando que biscoito de arroz (sem gluten) é tão calorico quanto pão.
      No caso o bom seria que o pão tem trigo e o arroz não né?

      Outra pergunta se eu tenho pressão 13x7 posso comer sal normalmente? manteiga com sal etc e outra pergunta vale a pena comprar sal grosso integral e parar de comprar o refinado?

      Excluir
    5. Oi! Usa o integral sim, e use suplemento de magnésio ( 200 mg de manhã e a noite )
      Meu pai tinha pressao alta parou de tomar o propranolol, minha mãe usava 50mg de losargana, agora usa só 25. E só não tira tudo pq é acima do peso e isso atrapalha a pressão. E eu faço atividade física, controlo o peso e uso sal integral... sem dúvidas vale a pena... não sou da saúde mas digo a experiencia própria !

      Excluir
    6. Mesmo sem ter conhecimento sobre esses casos, o mais provável é que várias modificações na alimentação e no estilo de vida foram feitas para que a pressão arterial melhorasse. Sendo assim, não teria como afirmar que a substituição do sal refinado pelo sal integral teve algum papel relevante.

      Na verdade, considerando o que a literatura científica nos mostra, não tem por que restringir o consumo de sal refinado, nem mesmo em casos de pressão elevada:

      http://cienciadanutricao.blogspot.com/2016/01/sal-o-que-nunca-lhe-contaram-sobre-ele.html

      Em relação à comparação entre pão e biscoito de arroz, a questão das calorias é totalmente secundária. O fato é que o pão contém glúten, e isso poderia representar um certo risco. Mas o mais importante é que as duas são fontes pobres de nutrientes, porque são produzidas a partir de cereais que foram previamente refinados. Até existem biscoitos de arroz que são ditos como integrais, mas ainda assim não é o mesmo que consumir o próprio arroz integral.

      Sempre que possível, vale a pena optar pelo alimento que não foi processado.

      Excluir
  62. Opa! Gostaria que me dissesse se o que é dito neste video é verdade, se não for, o que está errado:

    https://www.youtube.com/watch?v=Esi3-52qjBM

    Obrigado João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sobre a pergunta acima.
      Se eu consumo carboidratos saudáveis, integrais por exemplo, mas tenho colesterol alto.
      Se eu reduzir esse consumo meu colesterol vai abaixar automaticamente já que ele é feita de asetil-COA principalmente a partir de carbo-hidrato?
      Obrigado!!

      Excluir
    2. Sim, no geral o que é falado no vídeo está certo. Existem alguns detalhes que podem ser discutidos, mas a mensagem passada é suficiente para que as pessoas entendam que deveriam restringir ao máximo o consumo de gorduras trans (margarinas e afins) e produtos ricos em açúcar.

      Uma menor ingestão de carboidratos não necessariamente leva à diminuição nos níveis de colesterol sanguíneo. De qualquer forma, a parte mais importante não é essa, mas sim a questão da composição corporal. Além disso, quando falamos de risco cardiovascular, outros exames de sangue são tão importantes, ou até mais importantes, do que o colesterol sanguíneo Você pode ouvir o podcast para entender melhor os detalhes que comentei por lá.

      Excluir
    3. Obrigado por responder
      Eu ouvi sim, inclusive mandei pelo whats pra minha família ouvir... porque é tudo que eu sigo, tirando essa parte de colesterol que eu pensava que era mais pelos carbo-hidratos, assiste toda a entrevista sua, e entendi perfeitamente que o colesterol sozinho não diz muito e sim o motivo por trás do aumento dele.....
      Boa noite e obrigado!

      Excluir
  63. Como sempre, atualizadíssimo. Excelente matéria e acessível a leigos.
    Segue sugestão de literatura para você e seus internautas do post..
    Abç

    https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17512433.2018.1519391

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar esse estudo. É sempre bom ver artigos do Ravnskov.

      Excluir
    2. Ravnskov e Lorgeril. Dois feras

      Excluir
  64. Boa tarde. Tomar coca cola com muita frequencia causa osteporose?
    Obrigada. Mônica Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica.

      Não há evidências para afirmar que o consumo frequente de coca-cola leva ao desenvolvimento de osteoporose. Mesmo assim, a chance de outros problemas acontecerem com o consumo crônico de refrigerantes certamente existe.

      Excluir
  65. Permita-me opinar
    Penso que o melhor é evitar qualquer refrigerante, mas a bebida citada pode ser atrapalhar a saúde óssea por vários motivos, entre eles pela presença de ácido fosfórico.

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17023723

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não existem evidências minimamente convincentes de que um maior consumo de fósforo, seja na forma de ácido fosfórico ou não, é capaz de diretamente prejudicar a densidade mineral óssea. Inclusive, mesmo se tratando de um estudo observacional, é relatado no próprio resumo do artigo que o consumo de fósforo foi igual entre as mulheres que consumiam refrigerantes de cola diariamente e aquelas que não o faziam.

      É possível que os refrigerantes de cola levem à diminuição da densidade mineral óssea por outros mecanismos? Talvez, pois não podemos descartar possibilidades como essa a não ser que evidências claras mostrem o contrário. Mas outras hipóteses são ainda mais prováveis do que essa.

      Por exemplo, aqueles que consomem mais refrigerantes de cola provavelmente se preocupam menos com saúde, e possivelmente possuem menor exposição solar ou menor ingestão/suplementação de vitamina D. Além disso, como o próprio estudo mostrou, as pessoas com consumo diário de refrigerante de cola consomem menos cálcio do que as pessoas que bebem esses refrigerantes com menos frequência. Considerando apenas essas duas hipóteses, seria possível imaginar, ou quem sabe até mesmo explicar, porque as mulheres desse estudo, com maior consumo de refrigerantes de cola, apresentavam menor densidade mineral óssea.

      E outro detalhe interessante: a associação entre maior consumo de refrigerante de cola e menor densidade mineral óssea foi observada apenas em mulheres, mas não em homens. Sempre que vemos associações "seletivas", ou seja, que acontecem em apenas um gênero, ou apenas uma faixa etária, ou apenas com um grupo específico de pessoas, temos que ficar alertas. Pois isso aumenta consideravelmente a chance de estarmos falando de uma associação que é mera coincidência, e não uma relação de causalidade entre as variáveis que estão sendo correlacionadas.

      Excluir
  66. Gostaria de saber quantas vezes temos que comer brócolis para ter a sua ação anticancerigena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A resposta é: ninguém sabe. O potencial anticancerígeno do brócolis e de outros alimentos provavelmente é real, mas as evidências para isso são baseadas em estudos feitos em células e animais, não em seres humanos.

      E são muito pequenas as chances de estudos de longo prazo com seres humanos avaliando como o consumo de brócolis, independentemente de outros fatores, é capaz de reduzir o risco de câncer. Seria muito caro e demorado fazer isso para as mais diversas quantidades de brócolis, frequências de consumo e com um número representativo de participantes em um estudo.

      Por isso, o mais simples de se fazer é consumir quantidades moderadas dos mais diversos alimentos, quando pudermos e enquanto pudermos.

      Excluir
    2. Vou te sugerir a fazer um outro podcast desse sobre autoimunidade e sua relação com alimentação e também falar sobre iodo... muita controversa.
      Obrigada, sou acadêmica de nutrição e adoro seu trabalho. Não comento muito mas sempre passo aqui pra ler as perguntas e comentários!

      Excluir
    3. Obrigado pela presença.

      Sobre a sua sugestão: eu não faço podcasts, então um programa só sobre esse assunto a princípio não viria de mim. Mas, se souber de outras pessoas que produzem podcasts e que estão dispostas a conversar sobre o assunto, pode recomendar o meu nome que eu falaria com prazer sobre a relação entre alimentação e doenças autoimunes.

      Não é um assunto sobre o qual eu já falei muito nos textos, mas quem acompanha os comentários sabe que vez ou outra eu falo sobre isso. E mesmo sem podcast, pretendo abordar mais o assunto de doenças autoimunes em textos futuros.

      Excluir
  67. Porque existem pessoas sérias na nutrição que entre quatro paredes afirmam que a tipagem sanguínea influencia na resposta do padrão dietético?
    Isso pra mim é o cúmulo da pseudociência, até quem falava isso antigamente baseado em livros publicados hoje não fala mais, mas recentemente num curso que fiz ouvi isso de um professor que respeito muito, Mas prefiro não citar nome.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite.
    Atualmente, a era da medicina baseada em evidência chegou também na nutrição. Gostaria de saber quais são os pilares da nutrição baseada em evidência. ( prescrição de alimentos que tenham ECR demonstrando algum benefício? ou esse critério se aplicaria apenas nas suplementações? )
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não existem pilares definidos como regras, e talvez nunca existam. E talvez nem deveriam existir, porque são tantas particularidades e individualidades envolvidas na nutrição, que nem mesmo os mais controlados dos estudos seriam capazes de definir algo como o "ideal" para todo mundo.

      De qualquer maneira, seja para alimentos ou para suplementos, quando temos ensaios clínicos randomizados disponíveis, o ideal é usarmos esses estudos para guiar nossas decisões na hora de definir a melhor abordagem ou tratamento para um paciente. Mas, mesmo assim, nunca podemos nos esquecer que os mais diversos fatores no contexto individual de cada pessoa, sejam eles biológicos, emocionais, psicológicos, de condições de vida etc., devem sempre ser levados em consideração.

      Excluir
  69. Bom dia. Aerobico em jejum é melhor pra queima gordura? se a resposta for não. Quais seriam as vantagens??
    obrigado

    ResponderExcluir