segunda-feira, 23 de junho de 2014

Glúten: sensibilidade e permeabilidade intestinal — Parte 3




Esse é o terceiro e último post da série sobre glúten, sensibilidade e permeabilidade intestinal. Para melhor compreensão, a leitura dos posts anteriores dessa série é recomendável. Então, para quem ainda não leu, aqui estão os links:


Agora, vamos ao estudo mais recente.

No effects of gluten in patients with self-reported non-celiac gluten sensitivity after dietary reduction of fermentable, poorly absorbed, short-chain carbohydrates [1]



O estudo

Foram recrutados pacientes com síndrome do intestino irritável, com mais de 16 anos, cujos sintomas da doença eram bem controlados com uma dieta isenta de glúten. Nenhum dos indivíduos apresentava doença celíaca, mas, por melhorarem dos sintomas a partir do consumo de uma dieta sem glúten, foram considerados como pacientes que apresentavam sensibilidade ao glúten.

O estudo foi um ensaio clínico randomizado, cruzado, duplo-cego e controlado por placebo – padrão ouro para se testar o efeito de qualquer tipo de tratamento. O termo randomizado significa que todos os pacientes foram aleatoriamente alocados para os grupos experimentais, enquanto que a expressão cruzado diz respeito ao fato de que cada indivíduo participou de cada um dos grupos experimentais — diminuindo a probabilidade de haver influência a partir de variações interindividuais. Duplo-cego refere-se ao fato de que nem os participantes e nem os pesquisadores sabiam quais indivíduos receberiam qual tipo de tratamento; para isso, pessoas não diretamente relacionadas ao estudo tiveram que acompanhar os procedimentos para, ao final do estudo, relatar quais indivíduos, em cada momento, receberam quais tipos de tratamento. Controlado por placebo quer dizer que houve um grupo placebo no experimento, ao qual os grupos de tratamento são comparados.

Nas duas primeiras semanas, todos os 37 participantes foram instruídos a seguir uma dieta sem glúten e reduzida em FODMAPs. O termo FODMAPs (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides And Polyols) se refere a carboidratos e polióis (alcoóis que naturalmente apresentam gosto doce) que não são muito bem digeridos pelas nossas próprias enzimas e, por isso, ficam disponíveis para que as bactérias no nosso intestino possam fermentar essas substâncias. Essa estratégia de uma dieta com baixa quantidade de FODMAPs foi utilizada porque pacientes com síndrome do intestino irritável, como os que foram recrutados para o estudo, parecem ser mais sensíveis que pessoas normais a esses compostos [2,3,4].

Após esse período, cada paciente passou, em três momentos distintos, por três tratamentos diferentes: placebo (16 g/dia de whey protein), glúten reduzido (2 g/dia de glúten + 14 g/dia de whey protein) ou glúten elevado (16 g/dia de glúten). Cada tratamento durou 1 semana. Independente do tratamento, todos os pacientes mantiveram o restante da dieta isenta de glúten e reduzida em FODMAPs — a qual foi devidamente seguida por todos os participantes, de acordo com os dados coletados pelos pesquisadores.

Houve, ainda, um período de “re-teste”. Vinte e dois indivíduos, do total de 37, foram novamente estudados — dessa vez por 3 dias — para que o efeito dos três grupos experimentais fosse novamente testado. Essa etapa foi conduzida para testar a reprodutibilidade da fase experimental prévia que durou 1 semana. Foram utilizadas as mesmas quantidades de whey protein e glúten em cada grupo.


Resultados

A adesão a uma dieta isenta de glúten e, ao mesmo tempo, reduzida em FODMAPs diminuiu de forma significativa os sintomas nesses pacientes nas primeiras duas semanas do estudo:


Figura 1
[Clique na imagem para visualizá-la em tamanho real]


Como pode ser observados na figura 1, todos os pacientes melhoraram seus sintomas com uma dieta reduzida em FODMAPs. Aqueles que apresentavam piores sintomas naturalmente tiveram uma melhora mais significativa nesses sintomas (quanto maior for o valor no eixo Y, mais intensos são os sintomas na escala AVS). Com isso, é possível perceber também que, após essas duas semanas, o relato de sintomas adversos foi mais homogêneo entre os participantes.

Entretanto, como visto nas figuras 2 e 3, quando os pacientes receberam qualquer um dos tratamentos (whey, glúten reduzido + whey ou glúten elevado), praticamente todos os sintomas foram exacerbados novamente:


Figura 2
[Clique na imagem para visualizá-la em tamanho real]


Figura 3
[Clique na imagem para visualizá-la em tamanho real]


Ou seja, até mesmo o consumo de whey protein, e não apenas de glúten, foi capaz de induzir aumento nos sintomas dos participantes do estudo. Alguns dos sintomas avaliados, como visto na figura acima, foram dor abdominal, inchaço abdominal, cansaço e náusea.


Variabilidade entre os indivíduos

O desenho cruzado do estudo em questão foi essencial para se perceber diversos fatores importantes para explicar os resultados encontrados nesse estudo.

Alguns pacientes que apresentaram muitos sintomas com o consumo de glúten na fase de 1 semana do estudo apresentaram menos sintomas após o “re-teste” de 3 dias. E o contrário também aconteceu: alguns pacientes que apresentaram poucos sintomas na fase de 1 semana, com o consumo de glúten, apresentaram mais sintomas no “re-teste” de 3 dias. Ao mesmo tempo, alguns pacientes que apresentaram sintomas com o consumo de whey protein, durante a fase de 1 semana, deixaram de apresentar parte dos mesmos sintomas durante o “re-teste” de 3 dias.


Figura 4
[Clique na imagem para visualizá-la em tamanho real]


Além disso, segundo os próprios pesquisadores, a primeira fase de 1 semana do tratamento pode ter sido muito estressante para os pacientes, devido aos inúmeros testes aos quais foram submetidos em cada um desses 7 dias. Tal rigorosidade sobre os participantes pode ter contribuído para que os sintomas se exacerbassem ou para que um possível efeito nocebo surgisse. E, na minha opinião, toda a variabilidade observada nesse estudo, junto aos resultados relativamente bastante conflitantes também observados no estudo anterior do mesmo grupo de pesquisadores [5], é muito provável que um efeito nocebo de fato tenha ocorrido em ambos os estudos. Além dos resultados em si já serem de difícil interpretação, a elevada probabilidade de um efeito nocebo dificulta ainda mais a correta visualização e explanação do real efeito do glúten e dos FODMAPs em indivíduos diagnosticados com sensibilidade ao glúten.

De qualquer maneira, individualmente falando, muitos pacientes não tiveram seus sintomas exacerbados com o consumo do glúten. E vale ressaltar que o glúten utilizado nesse estudo não era tão “purificado” como o utilizado no estudo anterior [5] — provavelmente simulando de forma mais fidedigna o glúten como ele é consumido nos alimentos que são fonte dessa proteína.


FODMAPs

Juntando os resultados desse estudo com os obtidos no estudo prévio [5] do mesmo grupo de pesquisadores, que comentei no post anterior dessa série, o que parece mais plausível é que pacientes com sensibilidade ao glúten apresentam, na verdade, sensibilidade a FODMAPs.

Como informação adicional, os autores do estudo mencionam que alguns pacientes relataram intolerância a um (38% dos pacientes) ou mais (27% dos pacientes) alimentos que contêm FODMAPs. Tais dados possivelmente fortalecem a possibilidade de intolerância a FODMAPs, e não ao glúten, nesse grupo de pacientes. Ou pelo menos uma sensibilidade maior a FODMAPs do que ao glúten.

Entretanto, algumas ressalvas importantes:

1) Todos os pacientes desse estudo tinham síndrome do intestino irritável. Boa parte dos pacientes com essa doença apresenta intolerância a alimentos que contêm glúten. Apesar disso, certamente existem diversos pacientes sem síndrome do intestino irritável que apresentam sensibilidade a alimentos que contêm glúten. Os resultados apresentados por esse estudo devem ser colocados em contexto apenas para esse grupo de indivíduos — pelo menos por enquanto, com as evidências científicas que temos.

2) Alguns pacientes que referem ter ou que são diagnosticados com sensibilidade ao glúten apresentam sintomas diferentes daqueles que foram avaliados nesse estudo, incluindo: dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão na pele e formigamento nas mãos e pés. Levando em consideração que a síndrome do intestino irritável é caracterizada basicamente pelos sintomas gastrointestinais referidos pelos pacientes, é possível que sensibilidade ao glúten e sensibilidade a FODMAPs sejam duas condições diferentes. Nesse sentido, pacientes com síndrome do intestino irritável podem, na maior parte dos casos, apresentar sensibilidade a FODMAPs, enquanto que outros pacientes podem de fato apresentar sensibilidade especificamente ao glúten. Não dá pra dizer ao certo, uma vez que os dois estudos que temos para nos dar ideia sobre esse assunto foram feitos com pacientes que possuem síndrome do intestino irritável.

3) É possível que o efeito do glúten em pacientes com sensibilidade a essa proteína seja dependente da quantidade de FODMAPs da dieta; ou seja, poucos FODMAPs da dieta talvez sejam insuficientes para que o glúten possa exercer efeitos adversos, enquanto que o aumento de FODMAPs na dieta faça com que o glúten seja mais reativo nessas pessoas que apresentam algum tipo de sensibilidade. Além disso, é muito provável que a maior ou menor sensibilidade a FODMAPs, dependendo do indivíduo, seja determinante para se avaliar o possível efeito “sinérgico” do glúten na sensibilidade a alimentos com glúten e/ou alimentos com FODMAPs.

4) Existe também a possibilidade de que a adoção de uma dieta reduzida em FODMAPs possa alterar a quantidade e os tipos de bactérias no intestino dos participantes da pesquisa [6,7]. Essa modificação nas bactérias do intestino (microbiota intestinal) pode ser determinante no desencadeamento de sintomas, seja pelo glúten ou por FODMAPs.


Considerações finais

Com dados conflitantes e ainda relativamente escassos, parece não ser possível dizer que a sensibilidade ao glúten, da forma como é atualmente classificada, seja de fato uma doença cujos sintomas são desencadeados especificamente pelo glúten. Ao contrário, as evidências existentes sugerem que os FODMAPs possivelmente até tenham um papel mais relevante — pelo menos em pacientes que reconhecidamente muitas vezes respondem de forma negativa ao consumo de alimentos que contêm glúten (indivíduos com síndrome do intestino irritável).

Isso não quer dizer que pacientes que apresentam sintomas com o consumo de glúten, e melhora desses sintomas com a retirada do glúten da dieta, não devam restringir o consumo de alimentos que contêm essa proteína. Muito pelo contrário, na verdade é até prudente que essas pessoas restrinjam o consumo de glúten. Até porque a principal fonte de glúten na nossa dieta, o trigo, é um alimento que também contêm FODMAPs, e que, portanto, deveria ser restringido numa dieta reduzida em FODMAPs.

Além disso, a restrição no consumo de alimentos que contêm glúten, principalmente aqueles derivados do trigo (pães, biscoitos doces e salgados, bolos e massas em geral), é que a qualidade da dieta pode aumentar de forma significativa. Isso é verdade principalmente porque os alimentos que contêm glúten normalmente são nutricionalmente muito pobres, com baixíssimas quantidades de vitaminas e minerais. E o ideal não é trocar esses alimentos por pães e bolos sem glúten, por exemplo, porque esses produtos também não apresentam uma qualidade nutricional elevada — muitas vezes contendo inúmeros aditivos químicos ou sintéticos. A substituição deve ser feita por alimentos ricos nutricionalmente, como hortaliças, tubérculos e frutas.

Por fim, o consumo e a sensibilidade ao glúten estão associados ao desenvolvimento de inúmeras outras doenças, tais como fibromialgia [8,9], autismo [10,11], diabetes tipo 1 [12,13], depressão [14,15], ataxia [16,17] e esquizofrenia [18]. Mais importante do que a relação entre o glúten e essas patologias é o fato de que a restrição no consumo de glúten é capaz de melhorar os sintomas (e em alguns casos levar à remissão) em todas elas [9,10,12,15,17,18] — e possivelmente em diversas outras doenças relacionadas.

Tudo isso é muito relativo e provavelmente muito variável, dependendo de cada pessoa e das características da doença. Mas se você possui alguma dessas doenças ou suspeita que o o consumo de alimentos com glúten pode estar relacionado a algum sintoma, a restrição é sempre uma alternativa que deve ser levada em consideração.


---
Posts da série:

1. Biesiekierski JR, et al. No effects of gluten in patients with self-reported non-celiac gluten sensitivity after dietary reduction of fermentable, poorly absorbed, short-chain carbohydrates. Gastroenterology. 2013;145(2):320-8.e1-3.

2. Staudacher HM, et al. Comparison of symptom response following advice for a diet low in fermentable carbohydrates (FODMAPs) versus standard dietary advice in patients with irritable bowel syndrome.  J Hum Nutr Diet. 2011;24(5):487-95.

3. Ong DK, et al. Manipulation of dietary short chain carbohydrates alters the pattern of gas production and genesis of symptoms in irritable bowel syndrome. J Gastroenterol Hepatol. 2010;25(8):1366-73.

4. Gwee KA. Fiber, FODMAPs, flora, flatulence, and the functional bowel disorders. J Gastroenterol Hepatol. 2010;25(8): 1335-6.

5. Biesiekierski JR, et al. Gluten causes gastrointestinal symptoms in subjects without celiac disease: a double-blind randomized placebo-controlled trial. Am J Gastroenterol. 2011;106(3):508-14.

6. Simrén M, et al. Intestinal microbiota in functional bowel disorders: a Rome foundation report. Gut. 2013;62(1):159-76.

7. Carroccio A, et al. Non-celiac wheat sensitivity is a more appropriate label than non-celiac gluten sensitivity. Gastroenterology. 2014;146(1):320-1.

8. Rodrigo L, et al. Remarkable prevalence of coeliac disease in patients with irritable bowel syndrome plus fibromyalgia in comparison with those with isolated irritable bowel syndrome: a case-finding study. Arthritis Res Ther. 2013;15(6):R201.

9. Isasi C, et al. Fibromyalgia and non-celiac gluten sensitivity: a description with remission of fibromyalgia. Rheumatol Int. 2014. [Epub ahead of print].

10. Pennesi CM, Klein LC. Effectiveness of the gluten-free, casein-free diet for children diagnosed with autism spectrum disorder: based on parental report. Nutr Neurosci. 2012;15(2):85-91.

11. Lau NM, et al. Markers of Celiac Disease and Gluten Sensitivity in Children with Autism. PLoS One. 2013 Jun 18;8(6):e66155.

12. Sildorf SM, et al. Remission without insulin therapy on gluten-free diet in a 6-year old boy with type 1 diabetes mellitus. BMJ Case Rep. 2012;2012

13. Visser J, et al. Tight junctions, intestinal permeability, and autoimmunity: celiac disease and type 1 diabetes paradigms. Ann N Y Acad Sci. 2009;1165:195-205.

14. Peters SL, et al. Randomised clinical trial: gluten may cause depression in subjects with non-coeliac gluten sensitivity - an exploratory clinical study. 

15. Carr AC, et al. Depressed mood associated with gluten sensitivity—resolution of symptoms with a gluten-free diet. N Z Med J. 2012;125(1366):81-2.

16. Genius SJ, Lobo RA. Gluten sensitivity presenting as a neuropsychiatric disorder. Gastroenterol Res Pract. 2014;2014:293206

17. Hadjivassiliou M, et al. Dietary treatment of gluten ataxia. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2003;74(9):1221-4.

18. Kalaydjian AE, et al. The gluten connection: the association between schizophrenia and celiac disease. Acta Psychiatr Scand. 2006;113(2):82-90.



120 comentários:

  1. Muito bom! Esse site é maravilhoooooso!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite João Gabriel. Estou encantada com a matéria! Meu nome é Lúcia
    tenho um sobrinho com diabetes tipo 1, mesmo sem sintoma relacionado com o consumo do glúten, ele deveria restringir? Sei que é difícil opinar sem consulta, mas qual sua dica?

    Obrigada, Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lúcia!

      O que sabemos hoje é que o glúten parece ter relação principalmente com o desenvolvimento inicial do diabetes tipo 1. Ou seja, teoricamente o mais interessante seria que as crianças, desde bem jovens, já tenham um consumo baixo de glúten, justamente como forma de diminuir a probabilidade de desencadeamento da doença.

      Porém, devido ao presumido mecanismo pelo qual o glúten contribui para o diabetes tipo 1 -- que inclusive envolve aumento na permeabilidade intestinal --, é bem possível que a restrição de glúten ajude a atenuar o desenvolvimento da doença, que é progressiva. Assim, quanto mais cedo acontecer a restrição no consumo, teoricamente melhor será para a criança.

      Existe um relato (e talvez outros) na literatura científica que apresenta o caso de um menino, com diabetes tipo 1, que não precisou utilizar insulina mesmo três anos após o diagnóstico da doença. O controle da doença aconteceu com uma dieta low-carb isenta de glúten.

      E já que eu mencionei low-carb, aproveito para dizer que provavelmente é uma ótima ideia de padrão alimentar para qualquer pessoa com diabetes tipo 1. Se vocês tiverem interesse, mas nunca pensaram nessa questão como alternativa, recomendo conversar com algum profissional que tenha conhecimento e disposição para ajudá-los. A internet também pode ter informações interessantes sobre esse assunto, principalmente de fontes em inglês. Além disso, me adianto para dizer que a experiência prática do diabético, e de seus cuidadores, é também muito importante, principalmente para adequar a necessidade de insulina do paciente (que será mais baixa) com uma dieta low-carb.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo esclarecimento. Esses termos são novos para mim e meu marido, mas irei repassar para meu irmão. Com certeza estará disposto e procurar a ajuda de um profissional da nutrição que trate dessa forma. No facebook achei uma página chamada Low-carb e estou aguardando a aceitação. O que for para melhorar a qualidade de vida dele e talvez interromper a doença, será de bom tamanho. Fiquei muito feliz com essa página e o seu esquema de responder as dúvidas. Obrigada mais uma vez!

      Excluir
  3. Boa tarde
    então pode-se dizer que existe relação entre glúten e diabates tipo 1 mesmo sem doença celíaca? Já que não ocorre o mimetismo molecular ( pois não ocorre permeabilidade ) qual seriam os mecanismos de ação de autoimunidade sem permeabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, existe relação entre glúten e diabetes tipo 1 independentemente de doença celíaca. Porém, isso não necessariamente quer dizer que o glúten não pode levar ao aumento na permeabilidade intestinal em pessoas (sem doença celíaca) com predisposição ao diabetes tipo 1.

      Os estudos que mostram não haver aumento de permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca foram todos realizados com pessoas sem patologias específicas. Ou seja, não sabemos de que maneira a ingestão de glúten influencia a permeabilidade intestinal em pacientes com diabetes tipo 1. Pode ser que aumente, pode ser que não.

      Além disso, apesar de haver boas evidências de que várias doenças autoimunes apresentam relação com o aumento da permeabilidade intestinal, ainda não é consenso que esse aumento de permeabilidade é uma condição necessária para o desenvolvimento de qualquer doença autoimune. Ou seja, mesmo que venha a ser demonstrado que algumas (ou quase todas) as doenças autoimune dependam do aumento da permeabilidade intestinal, é possível que o diabetes tipo 1 não esteja incluído nelas.

      Ainda, considere um cenário em que se demonstre que o glúten é um fator necessário para o desenvolvimento do diabetes tipo 1. Mesmo nesse caso, é possível que o mecanismo pelo qual o glúten promove o desencadeamento da doença não envolva o aumento da permeabilidade intestinal. Em situações como essa, é possível, por exemplo, que anticorpos gerados a partir da ingestão de glúten levem, posteriormente, à deflagração da resposta imunológica mais específica característica do diabetes. O epítopo formado no intestino pode, por exemplo, possuir uma sequência de aminoácidos que pode ser a mesma identificada em algum segmento das células beta do pâncreas; assim, as células do sistema imune que identificaram o epítopo lá no intestino podem, ao se multiplicar, gerar anticorpos que posteriormente estarão aptos a reagir contra células beta.

      Excluir
  4. Oi João Gabriel
    eu li toda essa matéria uma vez, mas vendo os comentários fiquei confuso.
    Você recentemente respondeu um comentário dizendo " então se todo mundo quiser, pode parar de ingerir glúten como forma de prevenção de doença autoimune. Está MINIMAMENTE certo "

    porque esse minimamente? O glúten é ou não é prejudicial para TODOS?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não encontrei o trecho ao qual você se refere em nenhuma das três partes dessa série sobre glúten e permeabilidade intestinal. Você poderia me apontar onde você leu isso?

      Um trecho um pouco parecido que encontrei foi o seguinte:

      "Se o indivíduo considerar que não consumir glúten é uma forma de potencialmente se prevenir de algumas doenças, ele pode fazer isso sabendo que existe uma fundamentação mínima pra isso".

      Esse trecho se refere para o fato de que a doença celíaca, como doença autoimune, é uma condição onde o glúten induz a permeabilidade intestinal. Por outro lado, não sabemos se esse aumento de permeabilidade induzido pelo glúten também ocorre em outras doenças autoimunes. A possibilidade existe, mas não podemos afirmar porque estudos pra testar isso nunca foram feitos. Além disso, outra informação que sabemos é que pessoas com doença celíaca apresentam maior risco de desenvolverem outras doenças autoimunes. Por isso, considerando essas questões, a pessoa que restringe o glúten como possível forma de prevenção contra doenças autoimunes pode fazer isso sabendo que existe um mínimo de embasamento científico -- que é a possibilidade de um mecanismo comum entre o desenvolvimento da doença celíaca e de outras doenças autoimunes, que envolveria o aumento da permeabilidade intestinal.

      E não, o glúten não necessariamente vai fazer mal pra todo mundo. Existe sim uma relação direta entre o consumo de glúten e o desenvolvimento de algumas patologias, mas é impossível prever quem realmente desencadeará alguma resposta prejudicial ao consumo do glúten no médio ou longo prazo. Porém, se existe a possibilidade de efeitos prejudiciais com o consumo de glúten, por que "arriscar"? É por isso que, na minha opinião, a restrição de glúten é algo que cabe pra qualquer pessoa.

      Excluir
    2. Você está certo, eu não copiei a frase certa, eu só colocar o que mais ou menos dizia. rs

      Afirmar que glúten faz mal a todos as pessoas, - em diferentes graus - seria errado então? tem pessoas que lidam muito bem com o glúten? Mesmo sabendo da transgenia? do excesso de glúten nos alimentos por modificação genética etc?
      ou isso é irrelevante na sua opinião?

      Desculpe e obrigado.

      Excluir
    3. Acredito que sabemos pouco sobre modificações genéticas relacionadas ao glúten para entendermos a implicação disso na saúde, caso elas realmente sejam importantes. E, na verdade, acho que isso vale para alimentos transgênicos de maneira geral.

      Apesar disso, alguém poderia vir aqui e citar as evidências apontadas em livros como "Barriga de trigo" e "Dieta da mente" como argumentos de que o glúten de hoje é tão modificado que, por isso, faria mal pra todo mundo. Porém, seria possível rebater tais evidências com algumas outras que mostram que tais alterações genéticas seriam irrelevantes.

      O que realmente temos que avaliar é a relação do consumo de glúten com desfechos de saúde, independentemente das alterações genéticas que o glúten sofreu ao longo dos anos (até porque quase todos os alimentos que consumimos hoje passaram por processos semelhantes; só que você não vê ninguém alertando sobre os “perigos” de consumir arroz geneticamente modificado, por exemplo). Como mencionei nessa terceira parte da série, existe sim uma relação direta, e em alguns casos uma relação aparentemente causal, entre a ingestão de glúten e o desenvolvimento de algumas doenças, como depressão e ataxia. Mas como saber o risco individual de alguém? Não tem como... Por isso que eu falo que podemos optar por não arriscar e simplesmente evitar o consumo de glúten.

      Em relação a lidar bem com o glúten, a discussão é a mesma. Os que “se dão bem” com o glúten são justamente aqueles que não vão desencadear respostas negativas com o consumo dessa proteína; ou seja, são aqueles que apresentam uma resposta neutra. Por outro lado, terão aqueles que vão responder de forma negativa.

      E ainda tem mais. É possível que o glúten propriamente dito nem tenha relação direta com as doenças que mencionei no texto. A associação entre o consumo de glúten e as doenças mencionadas existe, mas como saber se o glúten seria o real culpado? Os alimentos com glúten normalmente contêm uma série de outros aditivos, simplesmente porque as nossas fontes de glúten são os produtos processados e industrializados. Quantas pessoas você conhece que come o trigo a partir do grão? E quantas pessoas você conhece que consome pães, bolos, biscoitos e outros tipos de produtos processados que contêm glúten? E se o consumo de glúten for simplesmente um “marcador” para o consumo de produtos processados e industrializados, sendo que os verdadeiros “culpados” seriam outros componentes presentes nesses alimentos?

      São tantas variáveis em jogo, e nosso conhecimento ainda é tão pouco, que é muito precipitado dizer que o glúten é o grande problema -- e mais precipitado ainda é falar que o glúten vai fazer mal pra qualquer um, considerando os pontos que mencionei.

      Excluir
    4. Obrigado por responder rápido! rs
      eu discordo de você em alguns aspectos. Arroz, até agora, não foi apresentado nenhum tipo de proteína "inflamatória"... eu usei esse termo só pra entender, não tenho artigos que dizem isso. O milho a mesma coisa, o nosso milho é transgenico, mas não existe nenhuma trabalho científico que eu saiba, pelo menos, que relaciona ele com doenças autoimunes, ou qualquer doença específica ( DC por exemplo ) não dá pra comparar.

      Quanto a relação do glúten ser um marcador, eu discordo em parte. Concordo em relação que alimentos com glúten são no geral, prejudiciais ( biscoitos, cerveja, bolo etc ) mas discordo em relação da marcação. Porque existem trabalhos sérios que mostram que a GLIADINA ( do glúten, e não do biscoito ) promove efeito prejudicial ( mesmo que não seja em todo mundo, mesmo que não cause permeabilidade, mesmo que seja IN VITRO, ou o que seja! Pra quem sabe ler, um pingo é letra...boa coisa ela não é!!! ) entendeu minha visão?

      Agora, isso sem dúvida é muito polêmico, e na minha opinião de leitor e curioso ( ainda não tenho prática clinica ) acredit que mesmo que exista artigo que mostre prejuízos do glúten de forma geral, isso vai ser o mais abafado possível. A indústria alimentícia depende do trigo, soja e leite.
      Falar mal deles, no Brasil principalmente, é ser criticado.

      E ainda digo mais: quem se atreva a falar, é considerado charlatão, sensacionalista, etc... Agora, conversa com quem colocou em prática, que vamos ouvir bons resultados em grande parte das pessoas.

      Tanto a nutrição, quanto a medicina, deve ser vista com ciência, claro, mas também com prática, que é até principal.

      A teoria é linda, a prática arrepia....

      Abraços

      Excluir
    5. O arroz foi apenas um exemplo. E o fato de não haver inflamação não quer dizer que não vai causar problemas. Os prejuízos a partir da ingestão de qualquer alimento, ou qualquer composto, pode, acontecer independente de inflamação. E sobre o milho, existem prolaminas (zeínas) que, por serem estruturalmente semelhantes à gliadina, poderiam causar problemas semelhantes aos que teoricamente são desencadeados pelo glúten.

      A princípio não questiono a seriedade dos trabalhos que mostram possíveis efeitos prejudiciais da gliadina. Porém, isso não necessariamente significa que eles são relevantes. E o fato de eles serem in vitro pesa muito nesse sentido. Muita gente acha que isso não é um problema, mas na verdade é. Estudos in vitro são úteis basicamente para se estudar mecanismos, mas são péssimos para nos dizer sobre a relevância que o que está sendo estudado tem para sistemas biológicos minimamente complexos (e piores ainda para sistemas extremamente complexos, como o organismo humano). Um exemplo claro que me vem agora é o da gordura saturada: se nos basearmos apenas em estudos in vitro, colocar gordura saturada no corpo seria um homicídio. Só que essa limitação dos estudos in vitro poderia se aplicar a vários outros compostos, já que provavelmente é possível induzir efeitos negativos com quase qualquer substância em modelos com células, dependendo do tipo celular e das condições experimentais. (A minha ênfase em relação a estudos in vitro se deve ao fato de que as evidências sobre os efeitos negativos da gliadina são provenientes desse tipo de estudo).

      E sim, é possível que as evidências não sejam tão divulgadas como deveriam. Porém, pode ter certeza que sites que realmente se importam com a saúde da população vão trazer à tona essas evidências -- até porque os bons sites de saúde são feitos por pessoas que normalmente sabem buscar, ler e interpretar tais evidências.

      Concordo que a prática é muito importante, assim como a individualidade. Porém, se uma pessoa refere benefícios ao remover alimentos que contêm glúten da alimentação, não é possível afirmar com certeza que tais melhorias foram necessariamente por causa da restrição do glúten. Quando você remove o glúten também restringe várias outras coisas que estão contidas nos alimentos que contêm essa proteína.

      E, na minha opinião, o foco da discussão nem precisaria ser o glúten. Existem milhares de alternativas que são infinitamente superiores a qualquer alimento que contêm glúten, assim como existem diversos motivos pelos quais nem deveríamos consumir alimentos que contêm glúten (já que quase todos eles são excessivamente processados). Ou seja, as fontes de glúten, mesmo as mais naturais, talvez nem precisariam (ou deveriam) estar entre as primeiras opções para compor uma alimentação saudável.

      Excluir
  5. Olá
    fiz um curso em SP semana passada com um profissional chamado Murilo Pereira, conhece?
    ele deu um show sobre glúten e intestino ( microbiota foi o foco )
    foram 9 aulas com muitos questionamentos e respostas.

    Pelo que entendi nem todo mundo expressa o CXCR3... cerca de 1/4 da população mundial expressa. Nessas pessoas, o glúten causa permeabilidade por si só.
    A outra parte da população, por outras causas, pode ter permeabilidade intestinal ( são inúmeras causas, incluindo uso de antiinflamatório, frutose isolada etc)e peptídios do glúten exercer seu prejuízo sistemicamente, mas sem causar a permeabilidade.
    Outra coisa em evidência foi as outras reações mais recentes que o glúten está sendo relacionado. Além de dermatite hepertiforme, ataxia e a própria doença celíaca, entre outras, a sensibilidade da gengiva também está correlacionada. ( Usar fio dental e sangrar ) é uma atenção para hipersensibilidade.

    O curso que fui foi do Lair Ribeiro, mas quem deu aula de glúten e alimentação foi esse Murilo Pereira, o cara é bem inteligente, acredito que ele não falou bobagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Conheço sim o Murilo. Ele é daqui de Brasília, inclusive! E ele realmente é um ótimo profissional; tem muito conhecimento. Mas até mesmo quem sabe muito pode fazer extrapolações que são, de certa forma, indevidas.

      Por isso, vou fazer um breve comentário. Os estudos com glúten, CXCR3 e permeabilidade são todos in vitro ou ex vivo. A partir deles não tem com tirar conclusões sobre os efeitos in vivo em humanos. Digo isso porque, em modelos in vivo e ex vivo, o glúten realmente leva ao aumento na permeabilidade intestinal (mesmo sem considerar a expressão de CXCR3) -- os estudos foram citados na parte 2 dessa série.

      Ou seja, não diria que o que foi dito foi bobagem, mas certamente é uma extrapolação. De qualquer maneira, a observação de que a expressão de CXCR3 in vitro e ex vivo está relacionada ao aumento da permeabilidade é o tipo de resultado que abre portas para que o assunto seja pesquisado em humanos.

      Excluir
  6. Boa noite João! Gostei dessa reportagem sobre o glúten, tenho aprendido muito isso, e pelo seu texto é exatamente o que sei.
    Respondendo ao colega aí de cima que não colocou nome, eu também conheço bem o Murilo, e acho ele inteligente, mas ele tem alguns pulos do gato. Certa vez na aula fechada para 50 pessoas, uma médica perguntou pra ele o que ele achava de Dieta e tipagem sanguínea, ele respondeu da seguinte forma: " você quer que eu te responda a realidade, ou o que a ciência diz? Aí ela riu e disse que queria a opinião dele, e ele respondeu dizendo que é verdade quando se trata de algumas doenças tipo câncer, o ajuste da dieta do grupo sanguíneo é fundamental, mas que ele não tem artigo para mostrar isso. Aí eu te pergunto, eu acredito nele, mas como um profissional diz que existe algo, que não é provado cientificamente!? Eu estou fazendo a pós de Nutriendocrinologia, coordenado pelo Dr. Lair Ribeiro, estou gostando, e colocando em prática primeiro em mim. Mas quando se trata de alimentação, que eu não tinha noção nenhuma, gosto de ouvir várias opiniões. Essa do tipo sanguíneo acho muito radical.
    Abraço, Marcelo (CRM SP-83313)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo.

      A prática certamente conta muito, seja ela clínica (de um profissional) ou individual. Se uma pessoa chega pra mim e fala: "Eu fiz tal coisa e deu certo". Se realmente funcionou, a questão de ter evidências científicas não necessariamente é tão importante.

      Porém, o que não dá pra aceitar é o discurso do tipo "se você fizer tal coisa, vai prevenir as doenças X, Y e Z". Não dá pra aceitar simplesmente porque é impossível medir isso. Não tem como você saber se a ausência de desenvolvimento de tal doença foi decorrente especificamente da adoção de determinado hábito -- isso considerando algum tipo de intervenção que não qualquer embasamento científico.

      Vou dar exemplos pra ilustrar melhor. Digamos que uma pessoa possui um problema de pele e alguém diz pra ela que, se ela adotar a dieta do tipo sanguínea dela, o problema vai melhorar. Em seguida, a pessoa passa a se alimentar de acordo com a dieta e de fato o problema desaparece. Ótimo. Certamente não foi algo com o devido embasamento científico, assim como não tem como saber exatamente por que tal efeito aconteceu. Mas funcionou, mesmo que tenha sido por efeito placebo. Não vejo nenhum problema nisso.

      Então, com o exemplo acima, é possível dizer que algo "existe" mesmo sem embasamento científico. Só que isso depende, inclusive, da forma com que você passa a mensagem. Imagine alguém falando o que eu disse no parágrafo acima da seguinte forma: "Para quem tem o tipo sanguíneo 'O', e ao mesmo tempo apresenta problemas de pele, basta seguir a dieta do tipo sanguíneo específica para você que o seu quadro clínico vai melhorar". Essa forma de passar a informação estaria longe de ser a melhor, porque a ideia passada é que a melhora do problema sempre vai ocorrer. Ou seja, o que quero dizer é que precisa ficar claro que o embasamento científico não existe, e que, mesmo que funcione para a pessoa X, não necessariamente vai funcionar para a pessoa Y.

      Só que pode existir, também, o cenário onde as evidências mostram que determinada intervenção não funciona e que, por outro lado, as pessoas que a testaram na prática relatam que, em boa parte dos casos, funciona sim. Essa é a realidade do hCG, por exemplo. As evidências científicas são bem claras em demonstrar consistentemente que é um tratamento que não difere do placebo. Porém, na prática, as pessoas dizem que funciona. Mas e se essas pessoa tivessem usado placebo em vez do hCG? De acordo com a ciência, o efeito seria exatamente o mesmo. Nesse tipo de situação, temos duas conclusões possíveis: 1) a ausência de um grupo controle (que é impossível, já que temos n=1) nos impede de dizer até que ponto o hCG tem efeito -- que teoricamente é igual ao de um placebo, como mostram os estudos; 2) puro efeito placebo. De qualquer maneira, quando temos evidências mostrando que uma intervenção não funciona, mesmo com pessoas dizendo que na prática tem efeito, o mais importante também é deixar a realidade bem clara. A decisão final vai ser do indivíduo.

      Por outro lado, podemos ter também uma situação em que uma pessoa fala: "Vou fazer uma dieta alcalina, pois o meu médico disse que vou prevenir osteoporose e câncer consumindo uma dieta que aumenta o pH do meu sangue". Será que vai? Considerando as evidências científicas, o suposto aumento do pH sanguíneo nem ocorreria, o que nos leva à conclusão de que tal dieta não levaria aos efeitos desejados (pelo menos não por esse mecanismo). E mesmo que a pessoa não desenvolva essas doenças, como saber que foi pela dieta? Não tem como saber...

      Por isso que o mais importante é que as pessoas recebam informações de qualidade, tendo os profissionais o papel de informar quando algo realmente possui embasamento científico ou não. Ou se algo, mesmo sem evidências, já funcionou na prática com algumas pessoas ou não.

      Excluir
    2. Me entristece muito ouvir um profissional criticando determinados profissionais e alegando coisas que nunca, jamais foram ditas. Eu sou médica, já comentei inclusive outras vezes porque acho que me acrescenta boas discussões. Eu conheço muito bem e de perto essa história do pH. Eu sei quem é o "mestre" que você se refere que defende a dieta alcalina, não vim aqui pra mudar sua opinião, só pra esclarecer: ele nunca disse que o pH do sangue muda! Ou você já ouviu ele falar isso? se sim, por favor me manda algum link dele dizendo isso. Inclusive eu tive a oportunidade de questionar ele sobre essa história e ele foi totalmente pragmático quanto a estabilidade do pH sanguinio entre 7,35 a 7,45......... o buraco é mais embaixo. O HGC idem, ele é a favor? sim, em alguns casos..... eu sou a favor? não. Sou ginecologista e nunca prescrevi HCG para emagrecimento. Tenho minha prática clínica, tenho uma nutri funcional na clínica e juntas fazemos ótimos trabalhos incluindo emagrecimento. Mas por favor, antes de dizer que o tal médico defende dieta pra regular o pH do sangue, tenha pelo menos uma experiencia ao vivo com ele e o questione! ele vai te responder com muito prazer.

      Boa noite, Mariana.

      Excluir
    3. Olá, Mariana.

      Segue um vídeo do Lair Ribeiro e alguns trechos que eu selecionei sobre pH (comentários meus entre parênteses):

      https://www.youtube.com/watch?v=_NTU0tXcm8g

      "Criança é alcalina, idoso é ácido". (Mesmo que ocorra uma leve modificação do pH com o passar da idade, ele ainda permanece dentro de um intervalo fisiológico; por isso, não é possível dizer que com tal idade a pessoa é 'alcalina' e, quando fica mais velha, ela se torna 'ácida'. Além disso, a possível pequena modificação do pH é uma consequência, e não uma causa, do envelhecimento e das possíveis alterações patológicas que venham a acontecer).

      "Câncer ocorre em ambiente ácido. Se o seu ambiente é alcalino... câncer não consegue crescer em ambiente alcalino". (Câncer cresce em ambiente ácido? Sim, mas isso é muito mais uma consequência do próprio metabolismo das células cancerígenas do que uma condição que necessariamente precisa ocorrer para seu desenvolvimento. Existem cânceres que não dependem do pH do ambiente, enquanto que outros, inclusive, podem se desenvolver melhor em meios alcalinos. Além disso, na terceira e última parte dos textos que escrevi sobre pH, aqui no blog, citei um estudo de revisão [o único sobre o assunto, se não me engano] que mostra que não existem evidências sobre ‘acidificação’ pela dieta e desenvolvimento de câncer.)

      “Uma criança que toma um copo de refrigerante... ela precisa tomar 32 copos de ‘água boa’ só pra anular o prejuízo”. (Seria interessante explicar de onde vem esse número mágico de 32. E, se essa afirmação fosse verdadeira, teria muita gente morrendo de beber refrigerante, principalmente porque praticamente ninguém no mundo tem acesso, ou ao menos conhece, a tal ‘água boa’ pra poder anular o efeito ‘acidificante’ dos refrigerantes).

      Esses trechos resumem basicamente tudo que ele fala sobre pH no vídeo. E, como é possível perceber, conceitos e conclusões equivocadas sobre o assunto são quase que onipresentes.

      Ele pode até reconhecer que o pH sanguíneo não sai da faixa fisiológica, mas isso é o dever dele como profissional de saúde. A minha verdadeira crítica se refere ao fato de passar a informação de que uma alimentação alcalina, por meio de alimentos ou água, seria capaz de “rejuvenescer” e tratar ou prevenir doenças. Porém, as dezenas de referências que eu cito na terceira parte da série sobre pH, aqui no blog, mostram que tais alegações não são verdadeiras.

      É possível que alimentos alcalinos, ou água alcalina,sejam benéficos para algumas patologias, só que a ciência ainda não estudou tais possibilidades? Certamente! Porém, se não foi estudado, como é possível afirmar categoricamente que a ingestão de água ou alimentos com pH alcalino vai trazer algum benefício? Não tem como... Essa é a questão.

      Excluir
    4. Oi, sou eu de novo!
      Estou te respondendo porque gosto do feedback e não acredito que eu seja a certa e você o errado. Aprendi muito no início com um nutricionista e devo muito a ele. Ele que me ajudou a eu entrar nesse mundo "nutrição" mesmo sendo médica.
      O que eu sei e posso te dizer, é que a capacidade de tamponamento do ser humano é reduzida a partir dos 40 anos, trocando em miúdos, o poder de liberação de NaHco3 no pâncreas é reduzida... Quando ingerimos algo alcalino, essa alcalinidade é neutralizada no estômogo, pra gerar ácido clorídrico o organismo já interpreta isso e libera bicarbonato ( Nahco3 ) no sangue, esse sangue teoricamente ficaria mais alcalino, ele não fica, imediatamente o pH do tecido é aumentado, O tecido, não sangue. Não é segredo pra ninguém que a acidez reduz o poder de oxigenação, e que a alcalinidade facilita o poder de oxigenação. ( Vide Otto Warburg - 2 prémios Nobel ) Não a melhor pessoa pra conversar sobre câncer, ainda tenho que aprender muito. Mas a questão do câncer que você mencionou eu acredito que seja pela falta de oxigenação e não pelo pH em si. Mas o pH reduzido diminui a oxigenação. Aqui no Brasil é pouco conhecido, mas países como EUA, Itália e outros, o tratamento com ozonio é muito utilizado no câncer, concomitante e não sozinho!

      Uma colega minha não acha legal eu ficar comentando no seu blog, disse que não era pra eu discutir, mas eu não concordo, gostei muito do blog, concordo com muitas coisas e discordo com outras. Gostei muito de ver os comentários também.

      Boa noite!

      Excluir
    5. Dei um google aqui, e achei um artigo pequeno, mas interessante quanto a "verdade ou mito da dieta alcalina".

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3195546/

      É concluído, no último paragrafo da conclusão, que uma dieta alcalina pode ajudar, paliar, amenizar, algumas doenças crônica ocidentais. E isso eu posso confirmar na minha prática profissional, é bem eficaz.

      Boa noite!

      Excluir
    6. Olá novamente, Mariana.

      Também acho que assuntos como esse devem ser discutidos quando possível, desde que com embasamento. Inclusive, agradeço a sua participação nos questionamentos.

      Em relação a esse artigo, posso dizer que ele é bastante fraco do ponto de vista científico. Leia-o por completo que você vai ver as inúmeras falácias lógicas que o autor comete. Nenhum, ou praticamente nenhum, dos pontos que ele levanta possui o devido embasamento científico; citar referências não necessariamente significa que os seus argumentos serão válidos. Se não me engano, eu comentei um pouco mais sobre esse estudo em algum comentário da série sobre pH aqui no blog.

      E sobre dietas ‘alcalinas’ na prática: elas podem ajudar? Claro que sim. No geral, essas dietas vão ser bem saudáveis, e esse é o motivo pelo qual elas podem ser potencialmente benéficas para diversas doenças crônicas. Porém, considerando a literatura científica, não tem como dizer que uma dieta 'alcalina' funciona porque ela 'alcaliniza' o organismo.

      Excluir
    7. Olá
      acredito que uma água mais alcalina ( pH acima de 7,45 ) é benéfica para todas as pessoas. Não acredito que uma água mais acídica ( pH < 7 ) vá causar câncer em alguém sem predisposição, ou qualquer outra doença. Mas pra você ter uma ideia, meu pai, 85 anos, tentando sair de uma insuficiência renal grave, só estou dando água alcalina pra ele, e faço um protocolo com bicarbonato. Pacientes renais principalmente tem um ganho muito grande numa dieta alcalina. Água com limão por exemplo, embora seja ácido e não estimula a liberação de ácido clorídrico, são absorvidos os minerais, que sistemicamente ajudam no controle do pH. Hoje sabemos que existe uma acidose metabólica subclínica em grande parte da população quiça de toda. Principalmente na terceira idade. Não encaro a água alcalina como um milagre, mas essa "história" de pH ta longe de ser bobagem ou como alguns dizem picaretagem...

      http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261561411000604

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23380803

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18926940

      água cujo pH é acima de 7,45 sempre está relacionado a saúde, mesmo que os estudos sejam fracos. Se você pesquisar não vai achar nenhum apontando sobre pH ácido!

      Longe de mim estar aqui querendo mudar sua prática clínica, eu mesma não mando meus pacientes tomarem, mas quando me perguntam eu opino. E na minha casa usamos um pH superior a 7.

      Boa noite

      Excluir
    8. Olá.

      Em alguns comentários (não lembro exatamente se na série sobre glúten ou sobre pH, porque as pessoas começaram a misturar os assuntos), cheguei a falar sobre pH e rins. A doença renal crônica é uma condição bem específica, na qual várias das orientações e recomendações para a população em geral vão ser diferentes. No caso, a modulação do pH urinário (principalmente [talvez] por água alcalina, mas muito mais dificilmente por alimentos) pode ajudar em alguns aspectos.

      Um comentário sobre o estudo avaliando água alcalina e reabsorção óssea: o parâmetro mais importante, CTX sanguíneo, apresentou diminuição do ponto de vista estatístico, mas não necessariamente do ponto de vista clínico. Além disso, os valores basais eram bem superiores no grupo da água alcalina; inclusive, os níveis de CTX continuaram maiores nesses pacientes, mesmo com a redução. Ou seja, com todos esses problemas, apesar de ser um estudo interessante em humanos, esse trabalho está muito longe de ser uma boa evidência de que a ingestão de água alcalina vai influenciar a turnover ósseo.

      E uma observação sobre a questão do limão e regulação do pH: não tem a ver com o teor de minerais, mas sim provavelmente com a concentração de algumas moléculas com potencial redutor, como o citrato. Basta analisar a quantidade de minerais “alcalinizantes” presentes no limão para se observar que as concentrações são bem baixas. Além disso, o potencial de se modular o pH urinário com limão e outros alimentos é consideravelmente menor que com as águas alcalinas.

      De qualquer maneira, as estratégias utilizadas para modulação de pH sanguíneo ou urinário, ou propriamente da acidose metabólica de baixo grau, provavelmente não vão trazer prejuízos para os pacientes -- e muito provavelmente vão conferir benefícios, principalmente se houver alterações na alimentação. Por isso, a princípio não sou contra elas. A questão é o mecanismo proposto: se não há evidências sobre ele, vamos nos contentar em dizer "não sabemos".

      Excluir
  7. Exatamente João kkkkkkkkkkkkkkk

    olha esse video pelo amor de Deus, e principalmente no minuto: 1:05:06

    https://www.youtube.com/watch?v=6QbSylD4xk8

    "soda cáustica é alcalina" tem que rir pra não chorar
    esse cara se acha o fodão e não sabe nem química de terceiro ano haha

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também não entendo de química. Poderia me explicar então? Se a soda cáustica tem o PH de 13,5, ela seria o que? Alcalina ou Ácida?

      Excluir
  8. Boa tarde João. Qual sua opinião sobre farinha de trigo integral?
    tem menos glúten que a refinada? tem vantagens?
    pode ser psicológico, mas eu estava há bastante tempo sem comer glúten e estava me sentindo bem, ontem eu comi kibe e depois a noite comi biscoite, putz... minha cabeça quase estourou de tanta dor!

    hoje acordei melhor, será que fiquei intolerante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Pelos motivos expostos ao final desse post, o fato da farinha de trigo conter glúten já não me faz gostar muito dela. A quantidade de glúten nela é essencialmente a mesma da farinha de trigo refinada.

      Em relação à sua reação, o que posso dizer é que não existem evidências sobre "intolerância" a alimentos após ficar um tempo sem consumi-los. É mais provável que tenha ocorrido um efeito nocebo (que comentei no texto).

      Excluir
  9. Olá
    chegou a ver um estudo que mostrou que o glúten altera a microbiota intestinal?

    Pois é, parece que a desculpa de que "não é celíaco" não vale mais né rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sinceramente não sei se eu vi, ou posso até ter visto, mas esquecido.

      Se puder disponibilizar o link, mesmo que seja para um texto ou reportagem sobre o estudo, ficaria agradecido!

      Excluir
    2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4841035/

      Excluir
    3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27102333

      Boa tarde!!

      Excluir
    4. Obrigado!

      Realmente ainda não tinha visto, e parece interessante, com um desenho experimental simples, mas aparentemente bom.

      Porém, existem pelo menos dois grandes pontos a serem observados:

      1) Não é possível saber se as alterações na microbiota foram especificamente devido à restrição de glúten, uma vez que a exclusão do glúten não foi a única variável que diferiu entre os períodos com e sem glúten na dieta. Ou seja, quando os participantes removeram o glúten, eles também modificaram vários alimentos que consumiam anteriormente.

      2) Mesmo que uma dieta com restrição de glúten leve a alterações na microbiota, ninguém sabe exatamente o que essas modificações significam. A modulação da microbiota é algo extremamente complexo e pobremente compreendido. Ainda faltam décadas de estudos para que possamos tentar compreender esses e outros resultados. E é por isso que estudar desfechos (permeabilidade intestinal ou sintomas intestinais, por exemplo) é muito mais importante do que estudar apenas marcadores (microbiota intestinal, nesse caso, por exemplo).

      Mas, como falei antes, ainda sim são resultados bem interessantes.

      Excluir
  10. Vc indica probióticos para seus pacientes?
    tipo para preveção...

    fui num nutricionista funcional e ele me passou vários,junto com FOS deu quase 200 reais o orçamento será que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A primeira coisa que eu diria é que, dependendo das cepas bacterianas utilizadas, o valor de 200 reais pode até estar relativamente barato. Mas só relativamente mesmo... Ainda considero caro (assim como você parece considerar), mas comparando ao cenário atual, ainda mais em locais onde tudo parece ter o preço maior -- como aqui em Brasília --, não está tão caro assim.

      De qualquer maneira, respondendo à sua primeira pergunta, eu dificilmente recomendo probióticos. E por um motivo bem simples: as evidências de benefícios reais ainda são poucas e estão longe de ser, na minha opinião, boas o suficiente para serem recomendados como algo que realmente pode ajudar as pessoas em geral. Porém, vale ressaltar que algumas condições clínicas têm uma chance maior de se beneficiar do uso de probiótios.

      O que você pode fazer é perguntar ao seu nutricionista exatamente o porquê dessa suplementação, e se possível pedir para que ele te apresente evidências de que o uso dessa suplementação, para o seu caso, pode ser benéfica (nem precisa ser um montante de evidência científica; mas pelo menos algo que dê uma luz).

      Não estou criticando o profissional com o qual você se consultou, mas eu diria também que é sempre bom ficar de olho nas prescrições "de gaveta" -- que valem não só para dietas, mas também para suplementos. Inclusive, isso é muito comum em profissionais que usam a denominação de "funcional", infelizmente. Novamente, não estou criticando ninguém diretamente, mas sim dizendo que esse tipo de situação é uma possibilidade real.

      Excluir
  11. Sim, mas é de gaveta mesma, meu pai e minha mãe fomos neles e em relação ao probiótico ele passou exatamente os mesmo, as mesmas cepas, e disse que era básico ( como se todo mundo precisasse daquelas ) o resto da suplementação foi diferente. Ele passou vários fitoterápicos, vc acredita que funciona? passou pra ela Rhadiola Rosea e pro meu pai Pingeu Africano entre outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior parte dos fitoterápicos não possui o devido embasamento científico. Isso não significa que eles não funcionam para fins específicos, mas sim que ainda não foram devidamente testados em estudos.

      Se houver algum indício de que esses fitoterápicos podem ajudar para a finalidade prescrita, talvez valha a pena tentar. Se funcionar, ótimo. Mas o mínimo que deve ser feito é procurar saber, por parte do profissional que prescreveu e também por outras fontes, se existe alguma possibilidade de esses suplementos ajudarem.

      Excluir
  12. Boa noite!

    você viu a publicação do conselho de nutrição sobre glúten?

    eles concluíram que não existe nenhum beneficio na exclusão do glúten em não celíacos e no final eles dizem que pode ser perigosa essa dieta.

    É pra rir ou pra chorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Pois é, o que não faltam são conclusões questionáveis por parte de órgãos e instituições "oficiais". Nesse caso, dá até pra argumentar que as evidências não são tão fortes, mas elas com certeza existem.

      Excluir
    2. não entendi
      o que não são tão fortes?

      Excluir
    3. As evidências.

      Já temos alguns artigos interessantes mostrando que o glúten pode ter um efeito causal em algumas doenças. Porém, ainda não temos evidências suficientes, tanto em número (poucos estudos) como em qualidade (estudos pequenos e com algumas ressalvas metodológicas) para afirmarmos com muita propriedade que todos deveriam evitar o glúten.

      Ou seja, temos evidências, mas ela ainda não são tão fortes.

      Excluir
  13. Boa tarde, João
    me chamo Flávia. Não estou achando seu post sobre o pH e alimentação.

    Acontece que meu filho médico foi num simpósio de saúde funcional e tinha um grupo de pessoas que trabalham com pH e alimentação para esclarecer dúvidas e ele trouxe um artigo por escrito sobre isso. Gostaria de te enviar para você ler e me falar o que acha. Aqui em casa nós compramos um filtro que acrescenta magnésio na água e retira grande parte do flúor e cloro. A água fica até mais gostosa, não sei se isso pra saúde é grandes coisas. Mas gostaria de saber sua opinião

    Obrigada. Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia.

      Aqui estão os posts sobre pH:


      http://cienciadanutricao.blogspot.com.br/2015/03/o-mito-do-ph-alimentacao-e-capaz-de.html

      http://cienciadanutricao.blogspot.com.br/2015/03/o-mito-do-ph-alimentacao-e-capaz-de_24.html

      http://cienciadanutricao.blogspot.com.br/2015/04/o-mito-do-ph-alimentacao-e-capaz-de.html


      Se quiser, pode me enviar um e-mail com esse artigo e também com suas dúvidas específicas. Será um prazer poder ajudar no que eu puder.

      Excluir
  14. existe alguma coisa nutricional para Tireoidite de Hashimoto?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, a suplementação com selênio é a melhor estratégia isolada para tireoidite de Hashimoto. Porém, os resultados em marcadores sanguíneos, como tireoglobulina e tireoperoxidase, podem demorar um pouco pra aparecer: entre 6 e 12 meses (ou até mais).

      Em alguns casos, uma leve restrição de iodo, que na prática seria basicamente consumir menos sal refinado (que é fortificado com iodo), também pode ajudar.

      Excluir
    2. Obrigada. Não consumo sal, só com alimentos que já vem salgado. Mas evito.

      Grata

      Excluir
  15. Tu não tem facebook mais não?
    eu curti a página lá da GENES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Tenho meu perfil pessoal, com o mesmo nome que aparece aqui no blog. Mas acompanhe a página do GENES que tem coisa boa lá!

      Excluir
    2. mas eu quero você haha se é que me entende

      Excluir
  16. Oi, João.
    Sou a Flávia que tenho você no facebook
    Te marquei num video e gostaria da sua opinião quanto ao uso rotineiro e generalizado de Glutamina com a finalidade de "saúde intestinal"
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia.

      O uso contínuo de glutamina provavelmente não faz mal, e pode até trazer benefícios no sentido de prevenir, por exemplo, a exacerbação da permeabilidade intestinal em alguns quadros patológicos. Mas essa visão é baseada no mecanismo de atuação da glutamina, e não em estudos específicos que testaram essas hipóteses.

      Porque a maior parte dos estudos com glutamina e saúde intestinal são em condições patológicas específicas. Ou seja, temos evidências de que a glutamina pode ajudar no tratamento, mas não necessariamente na prevenção, de quadros que levam ao aumento da permeabilidade intestinal, por exemplo.

      O uso rotineiro e generalizado da glutamina, assim como de qualquer outra coisa, só é ideal se realmente pode haver prevenção de algum problema. É possível que a glutamina previna alterações intestinais negativas? Sim, claro. Quem quiser optar por usá-la consistentemente, tudo bem, porque a glutamina a princípio não vai causar nenhum problema. Só não podemos dizer que essa é uma prática necessária.

      Excluir
  17. Boa noite, João. Gostaria de parabenizar a qualidade dessa página e perguntar porque alguns colegas seus ( da GENES ) debocham quando falam em gluten-free? Já que está provado que existem relações do glúten com a piora de alguns quadros?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu não sou responsável pela atitude de outras pessoas, e ninguém pode escolher como o outro vai se comportar. Por isso, na verdade nem tem como eu responder a sua pergunta.

      O que eu posso dizer é: se você não concorda com o posicionamento ou com a conduta, é só não acompanhar. Eu também não concordaria, e deixaria de acompanhar, se eu achasse que alguém que eu sigo está debochando as pessoas. Essas atitudes são, no mínimo, desnecessárias.

      Excluir
  18. SINTO EXTRASSÍSTOLES DE VEZ ENQUANDO
    OUVI FALAR QUE PODERIA SER SERSIBILIDADE AO GLÚTEN E QUE SÓ PASSARIA SE TIRASSE O GLUTEN
    É VERDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Desconheço de evidências mostrando que a ingestão de glúten poderia estar ligada a casos de extrassístole. Mas isso significa que o assunto provavelmente não foi explorado cientificamente, e não que não existe relação entre as duas coisas.

      Então não tem como dizer se é verdade ou não. O que você pode fazer é testar. Experimente ficar algumas semanas sem glúten, com exclusão total, para ver o que acontece. E se melhorar o seu quadro?

      Excluir
  19. Boa noite, Obrigado pelo compartilhamento dessas informações, muito boas!
    Meu nome é Marcelo Cruz, sou estudante de medicina do décimo período, e nos últimos anos tenho me interessado muito por esses assuntos ligados a nutrição.
    Há um mês atrás, eu assisti uma aula do médico e pesquisador Alessio Fasano, que é conhecido por publicar e estudar profundamente a Doença celíaca, na videoconferência várias vezes ele dizia que tal coisa deve-se ao fato do glúten aumentar a permeabilidade intestinal também em indivíduos sem a DC, mas em menor expressão e menor tempo de permeabilidade. De tudo que li nesse blog, vejo que parece não ter evidência que o aumento da expressão da zonulina ocorra em seres humanos, teria ele cometido um equivoco em afirmar isso?

    Aguardo sua observação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo.

      Respeito bastante o Fasano, porque parece ser um ótimo cientista (não só pesquisador, mas também cientista). Os estudos ex-vivo, inclusive alguns do grupo de pesquisa do Fasano, realmente mostram um aumento de permeabilidade intestinal com exposição ao glúten, mesmo em pessoas sem doença celíaca ou sem sensibilidade ao glúten.

      Mas vale lembrar: em estudos ex-vivo, primeiro ocorre a biópsia, depois a exposição ao glúten. Ou seja, a exposição ocorre fora do sistema biológico que é o corpo humano. Resultados de estudos ex-vivo são úteis, é claro, mas são insuficientes para sabermos como o consumo de glúten realmente influencia a permeabilidade intestinal no ser humano.

      Para isso precisamos de estudos in vivo, como esse de Biesiekierski que comentei em mais detalhes no texto. Até onde sei, nenhum estudo in vivo já mostrou que o consumo de glúten, ou de alimentos que contêm glúten, é capaz de levar ao aumento na permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca. Isso não quer dizer que não pode acontecer. Ainda são poucos estudos, e com um número relativamente pequeno de participantes. Mas, enquanto não houver evidências in vivo em seres humanos (não em animais), não é possível afirmar que o glúten leva ao aumento na permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca.

      É possível que o Fasano tenha o conhecimento de resultados, falando justamente isso que eu mencionei logo acima, que ainda não foram publicados. Ou ele pode saber de estudos in vivo em humanos, mostrando aumento de permeabilidade intestinal, que eu desconheço. Afinal, ele é um pesquisador da área, e essas duas são possibilidades bem plausíveis.

      Mas ele pode estar extrapolando as evidências existentes (pesquisadores, assim como todo mundo, também são influenciados por vieses).

      De qualquer maneira, acho que esse não é o ponto mais importante. O que considero mais importante é que existe uma relaçã0 entre o consumo de glúten e várias doenças, sendo que algumas delas aparentemente não teriam nada a ver com o glúten. E, como mostrei no texto, essa relação pode ser de causa e efeito, porque alguns pacientes com essas doenças melhoram seu quadro ao adotarem uma dieta sem glúten.

      Excluir
  20. Boa tarde João Gabriel
    Meu nome é Mônica. Tenho hipotireoidismo de Hashimoto minha médica endocrinologista prescreveu Puran T4 50mcg e faço acompanhamento semestral.
    Recentemente fui numa nutricionista que me propôs uma abordagem que segundo ela seria benéfica para mim com problema de tireoide, uma das estratégias era tirar o trigo, centeio e cevada, porém, fui feliz comentar com a minha médica achando que ela iria me elogiar por buscar uma estratégia saudável de alimentação e ela falou que minha nutricionista é completamente maluca e que não poderia atuam em nada que influenciaria a tireoide, além disso falou que parar de comer glúten causaria uma intolerancia a esses alimentos e depois se eu comesse algum dia algo com glúten , teria uma diarréia instantanea ... Estou perdida agora, lendo seu texto me parece que não ocorre isso, mas e se ela estiver certa e eu desenvolver uma intolerancia grave? Estou pensando em alternar os dias, exemplo: pelo menos 3 vezes na semana comer o pão de sal que eu sempre amei e a nutri orientou a ir diminuindo..

    Agradeço sua opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica.

      Pode ficar tranquila. Restringir ou eliminar o glúten da alimentação a princípio não leva a casos de intolerância ou sensibilidade aos alimentos que contêm essa proteína.

      E, na minha opinião, você deveria eliminar totalmente o glúten da dieta. Existem boas evidências de que todas as doenças autoimunes são diretamente influenciadas (ou até causadas) pelo efeito que o glúten tem sobre a permeabilidade intestinal.

      Corroborando esse fato, a tireoidite de Hashimoto é provavelmente a doença autoimune com mais evidências científicas de que a ingestão de glúten pode desencadear, ou no mínimo piorar, o problema. Por isso, repito: a minha sugestão seria excluir totalmente os alimentos que contêm glúten da sua alimentação.

      Nessa série de textos eu não falei especificamente sobre doenças autoimunes. Mas tudo indica que as pessoas com essas doenças possuem uma propensão acima do normal a terem a permeabilidade intestinal aumentada em resposta à ingestão de glúten. E isso, no caso, seria um fator determinante para que a doença autoimune se manifeste nas pessoas com propensão genética.

      Excluir
  21. João, boa tarde. Sou nutricionista e gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Recentemente na mídia, vimos matérias alegando que dietas sem glúten possivelmente aumentaria o risco de diabetes e outras doenças devido a falta de fibras e excesso de carboidratos pertencentes de algumas substituições de pães e biscoitos sem glúten. Porém, se formos ver o padrão de alimento que tem glúten, não são alimentos ricos em fibra, a própria farinha branca ( de trigo) usada na maioria dos industrializados podemos afirmar que é pobre em fibra. Em contra partida, alguns pães artesanais feitos de batata doce e outras farinhas disponíveis no mercado possui mais libra e até um valor de micronutriente maior. Estou errado, ou de fato há uma distorção enorme nessa polêmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sim, há uma grande distorção nessa polêmica. Os resultados são de estudos observacionais. Muitas pessoas que trocam os alimentos com glúten por alimento sem glúten não sabem muito bem o que estão fazendo, e por isso podem ter a qualidade da alimentação prejudicada. Esse é o grande fator de confundimento que surge nos estudos observacionais que são usados como base para a hipótese de que "dietas sem glúten fazem mal".

      Mas se a pessoa souber o que está fazendo, ou for minimamente orientada, a qualidade da alimentação normalmente aumenta com uma dieta restrita em glúten. Justamente pelo que você disse: existem vários substitutos sem glúten, para alimentos com glúten, que possuem uma qualidade nutricional superior. Ainda mais hoje em dia, com o crescimento desse mercado.

      É claro que existem os substitutos que são de baixa qualidade. A questão é fazer as trocas certas. Se for trocar um pão com glúten por um substituto sem glúten, não vale a pena trocar por tapioca ou por um pão feito com alguma farinha refinada. Ou substitui por um pão feito com algum tipo de farinha integral sem glúten, ou troca por um alimento de verdade que naturalmente não contêm glúten.

      Excluir
  22. Bom dia João. Se não souber responder, sem problemas.

    Meu nome é Breno, 21 anos

    Se eu ingerir glúten esporadicamente (pizza, sanduíche ...)
    quais as chances de eu ter reações negativas na saúde?

    Quando se fala dos malefícios é o consumo diário, ou esporádico também prejudica? Estou sendo taxado de paranóico, saio com meus amigos e como em casa para não ter que comer em pizzarias e bares. Sinceramente me faz mal pensar que estaria desencadeando um processo inflamatório . Cortei tudo, gordura trans, glúten, e todo tipo de conservante e realçador de sabor (glutamato monosódico) bebida só bebo água, muito raramente ( menos de 1x por mês ) bebo uma cerveja Malzbier que não sinto mal estar.

    Não sei se é psicológico mas já aconteceu de eu ter que comer pão e no dia seguinte estar com dor de cabeça e barriga estufada. Nunca tive isso, parece que meu corpo desacostumou quando parei. Não quero voltar a ingeri tais alimentos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Breno.

      Se você quer parar, vá em frente. O julgamento de outras pessoas não precisa influenciar sua escolha, desde que essa decisão faça sentido pra você.

      O risco individual é muito difícil de prever. Até porque provavelmente existem casos em que a pessoa nunca teve sinais e sintomas aparentes e só lá na frente, depois de muitos anos, desenvolveu um problema relacionado ao glúten.

      É claro que, a princípio, a regra é: quanto menor e menos frequente for o consumo de alimentos que contêm glúten, menor é a chance de manifestar um problema associado. Mas muito possivelmente existem casos em que uma exposição por semana, por exemplo, tem o mesmo efeito da exposição diária. Normalmente não tem como saber...

      Pra cada um de nós, a grande pergunta é: sabendo que o consumo de alimentos com glúten pode levar a problemas que vão além da doença celíaca e da sensibilidade não-celíaca, e que é praticamente impossível saber seu risco individual, você está disposto a continuar consumindo esses alimentos frequentemente?

      Não faltam alternativas. Os alimentos com glúten podem ser substituídos por diversos outros alimentos, de preferência aqueles que não são processados ou refinados.

      Excluir
  23. Boa noite!
    Existe alguma evidência científica forte que sugere ou afirme que de fato a permeabilidade intestinal, e o fenômeno de homologia estrutural/mimetismo molecular está relacionado a maior incidência de doenças autoimunes, mas que fale sobre o mecanismo de homologia estrututal, não apenas a um fator dietético?

    Se sim, poderia mencionar aqui o link ou o número usado neste post? Conversando com um professor da faculdade ele me desafiou a encontrar um, e eu não to sabendo escolher, tem muitos com esse tema, mas quando vou ler não é bem concluindo isso.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não que eu saiba. Até onde meu conhecimento vai, a hipótese de que doenças autoimunes são causadas, ou potencializadas, pelo aumento na permeabilidade intestinal tem relação com a dieta, mas não necessariamente por um mecanismo de mimetismo molecular.

      O principal exemplo é o glúten: temos evidências observacionais em seres humanos, evidências experimentais em animais e evidências preliminares (de estudos-piloto) em seres humanos mostrando que essa proteína provavelmente é um fator importante nas doenças autoimunes. Só que as principais evidências dessa hipótese sugerem que o glúten seria responsável por causar a permeabilidade intestinal, mas não necessariamente algo além disso.

      Mas, só porque não sabemos, não quer dizer que o mecanismo que você busca não existe. Porque existem sim algumas evidências que apontam para um papel do mimetismo molecular em doenças autoimunes.

      Em 2007, por exemplo, teve esse estudo de revisão sugerindo a possibilidade de isso acontecer na esclerose múltipla, principalmente a partir de infecções virais:

      http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08916930500484922

      De forma semelhante, mais um trabalho de revisão sugeriu uma possibilidade de mimetismo em outras doenças autoimunes:

      http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1586/1744666X.3.3.323

      E, seguindo uma linha parecida, esse outro estudo fala sobre resultados de autoimunidade após vacinações virais:

      http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0264410X05003506

      Não tenho um conhecimento tão profundo nessa área de funcionamento do sistema imunológico, mas até onde já li o mimetismo molecular não é, por si só, um processo patológico. A reatividade cruzada de células do sistema imune, por esse e por outros motivos, parece fazer parte da nossa fisiologia. Mas tudo isso dentro de um contexto geral em que o corpo está em equilíbrio.

      Será que o aumento na permeabilidade intestinal é um dos requisitos, entre outros possíveis, para que haja um desequilíbrio e passe a existir um "excesso" de epítopos reconhecidos pelo sistema imune? Será que isso ultrapassa a capacidade de regulação, pelas células Treg, por exemplo, de manter o balanço imunidade-autoimunidade?

      Realmente não sabemos a resposta. Tanto é que as doenças autoimunes são tratadas basicamente em cima dos sintomas, e não da causa.

      De qualquer forma, se estamos falando de alimentação, fica a pergunta: o mais importante é saber se a exclusão de um fator dietético, como o glúten, pode prevenir doenças autoimunes (ou pelo menos atenuar os sintomas, depois de já desenvolvida a doença), ou o importante é saber se existe um passo adicional, como a influência da homologia estrutural, no desencadeamento dessas doenças?

      Conhecer o mecanismo de ação tem seu valor, porque podemos desenvolver, por exemplo, medicamentos que trabalham na raiz do problema ou até mesmo na prevenção das doenças. Mas às vezes conhecer os fatores que desencadeiam o problema é ainda mais importante -- principalmente se, ao eliminar esses fatores, já temos um cenário suficiente para impedir o desenvolvimento de uma doença.

      Excluir
  24. Oláa, me ajuda pelo amor de Deus?
    Vou fazer um trabalho pra faculdade ( medicina ) Estou no 2º período e eu tenho que dar uma pequena palestra sobre o consumo de glúten, seu que ele é prejudicial para doentes celíacos, já estudei bem a doença, e tenho alguns artigos que vou usar na bibiografia, mas a questão da sensibilidade eu não entendo nada, não sei se é uma reação tipo alergia tardia como escutei de alguns profissionais no youtube.

    Resumidamente, você poderia dar seu parecer no aspecto fisiopatológica das manifestações não celíacas do glúten?

    Vou enumerar alguns itens:

    - Apenas predispostos genéticamente desenvolve sensibilidade?

    - É dose dependente? quanto mais come, mais sensibilidade, ou é por exposição tipo reação tudo ou nada.

    - Quando aquecido, cocção por exemplo, destroi o glúten?

    Obrigadíssima!!

    Larissa Sperancini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa.

      1) Não se sabe muito sobre a predisposição genética para a sensibilidade não-celíaca ao glúten, mas os detalhes você encontra com certa facilidade nos estudos de revisão sobre o tema (links no final).

      2) Até onde sei, ainda não conhecemos se existe uma relação dose-dependente ou não, porque os estudos ainda não testaram isso. É bem possível que existe, mas se não houver evidências não podemos afirmar com muita certeza. É possível que já existam estudos sobre isso, mas desconheço. Os trabalhos de revisão talvez falem sobre esse assunto.

      3) Não, a cocção não destrói o glúten. Existem alguns estudos sugerindo a degradação do glúten por outros processos, como a fermentação.

      Seguem alguns trabalhos de revisão que podem te ajudar. Se não conseguir o pdf de qualquer um desses artigos, entre em contato comigo por e-mail que eu posso ajudar.

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23083989
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24077239
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24369326
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24533607
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26109797
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26201175
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26438584
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27216895
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27747460

      Excluir
  25. Boa noite! Você já leu esse trabalho? Acredita que quem tenha Tireoidite de Hashimoto tenha que fazer uma dieta isenta de glúten como na Doença Celíaca?

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26109797

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade esse que te mandei foi o que você publicou para o comentário acima, o que eu queria ter anexado era este:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/articles/28315909/


      Agradeço sua opinião!

      Excluir
    2. Olá.

      Não tinha visto esse trabalho ainda. Mas, assim como o estudo mostra e até onde o meu conhecimento vai, não temos ensaios clínicos testando o efeito de dietas sem glúten na doença de Hashimoto -- nem mesmo estudos piloto, como temos para algumas doenças, como as citadas nesse texto.

      Mas é inegável que existe uma associação consistente entre doença celíaca e outras doenças autoimunes, sendo que uma das relações mais evidentes é com a tireoidite de Hashimoto. Além disso, existem evidências sugerindo que o maior tempo de adesão a uma dieta sem glúten, em pacientes com doença celíaca, está associado a uma menor incidência de doenças autoimunes.

      Junto a isso, temos as evidências experimentais em animais sugerindo uma conexão entre glúten, permeabilidade intestinal e doenças autoimunes, especialmente com modelos animais de diabetes tipo 1. Isso nos leva a crer que, em pessoas com predisposição genética, a exposição ao glúten seria um fator de risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes.

      Na minha opinião, todas as pessoas com doenças autoimunes deveriam seguir uma dieta isenta de glúten por toda a vida. E realmente evitar sempre, sem as "escapadinhas". Por mais que existam algumas dificuldades, é uma estratégia segura e relativamente simples em relação a outras intervenções (principalmente as medicamentosas). Então por que não lançar mão de uma dieta sem glúten?

      Excluir
    3. Mas o foco foi em celíacos e não em não celíacos, essa que é a minha observação. Porque o glúten tem que retirado de celíacos de qualquer jeito. Relacionado ou não tireoidite.

      A grande polêmica é essa relação na ausência de DC. E é isso que o artigo aborda, mas não conclui nada definitivo. Por isso perguntei qual sua visão da conclusão do artigo.
      Já li muitos trabalhos a respeito e tem pesquisador que coloca no mesmo "balaio" doença celíaca e sensibilidade ao glúten, por isso fica tão complicado de entender, na minha opinião. Ás vezes converso com profissionais eles afirmam " se não tem DC, ou sensibilidade não vejo porque tirar o glúten ".... mas como vai saber se tem sensibilidade?
      Alguns propõe teste de exclusão, se sentir melhora vale a pena a dieta, mas e se não sentir? Continua comendo?
      E tem pesquisadores e médicos renomados que afirmam ocorrer a hiperpermeabilidade porque a gliadina agiria na zolunina, fazendo-a abrir mesmo sem ter o gene HLA-DQ2.... Fico muito confuso com isso e não sei quando vai haver uma conclusão definitiva, e não por posicionamentos de sociedades.

      Excluir
    4. É importante falar sobre a prevalência de Hashimoto em celíacos primeiro, para entendermos como o glúten se relaciona com doenças autoimunes de maneira geral. Depois deve-se discutir como o glúten poderia afetar a saúde de pessoas que ainda não manifestaram nenhuma doença autoimune. Se sabemos que o glúten é um fator necessário para a doença celíaca, que o desenvolvimento de doença celíaca está relacionado ao surgimento de outras doenças autoimunes e que o consumo de glúten está associado ao aparecimento de outras doenças autoimunes (além da doença celíaca), começamos a juntar as peças.

      O artigo que você citou não chega a nenhuma conclusão direta porque não temos dados suficientes para saber se o consumo de glúten, em seres humanos, poderia diretamente levar à manifestação ou à piora de doenças autoimunes, incluindo Hashimoto.

      Dá pra saber sim se a pessoa tem ou não tem sensibilidade não-celíaca ao glúten: se não tiver sinais ou sintomas, não tem. Porque essa é uma condição clínica em que o critério “diagnóstico” (entre aspas porque ainda não há consenso) atual é baseado apenas em sinais e sintomas. O que pode acontecer é a pessoa ter alguma predisposição genética e não saber, justamente porque ainda não apresentou sinais ou sintomas; esse é um caso diferente. E talvez tenha sido isso que você quis dizer. Nesse caso, concordaria com o que você falou: como saber (se a pessoa tem alguma predisposição)?

      O aumento na permeabilidade intestinal com o consumo de glúten, em modelos animais de doenças autoimunes, já foi verificado. Em humanos sem doença celíaca, os estudos que temos até o momento mostraram que não acontece aumento na permeabilidade intestinal com o consumo de glúten.

      Considerando tudo que temos na literatura até agora, a minha visão é a seguinte. Acredito que existem pessoas com predisposição a doenças autoimunes. O consumo de glúten não leva ao aumento na permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca, nem mesmo em quem tem sensibilidade não-celíaca ao glúten (como falei nessa série de textos). Até aí tudo bem. Mas acredito que o glúten leva ao aumento na permeabilidade intestinal justamente nessas pessoas com predisposição genética para doenças autoimunes. Quando juntamos a exposição ao glúten, que causaria o aumento na permeabilidade intestinal, a outros possíveis fatores ambientais, as doenças autoimunes se manifestariam nessas pessoas com predisposição.

      Por isso o meu posicionamento nesse assunto é de que todo mundo, especialmente pessoas com histórico de doenças autoimunes na família, deveriam restringir o consumo de glúten. Porque, se essa minha hipótese estiver certa (e, pelos estudos com animais, o caminho parece ser esse), a pergunta seria: como saber se você tem uma predisposição para qualquer doença autoimune? Não tem como... Então a forma mais direta de prevenir a manifestação de doenças autoimunes seria justamente pela eliminação do glúten.

      Excluir
  26. Comprei pão sem glúten - feito com farinha de grão de bico, arroz integral, e batata doce. óleo de coco, sal rosa e fermento biológico.

    2 fatias contém 1,7g de fibra.

    Quero saber se vale a pena ou é igual pão frances.

    Obrigada querido. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Igual a pão francês dificilmente vai ser, porque a farinha de trigo refinada usada no pão francês perde quase todos os nutrientes. Ao contrário, tudo indica que os ingredientes usados nesse pão sem glúten não são refinados, e por isso mantêm seus nutrientes.

      Excluir
  27. Boa noite
    Esses artigos que você se baseou para fazer o post, são todos abertos ou alguns tiveram que pagar?

    Porque a médica que eu vou que disse que glúten altera a integridade intestinal disse que a maioria desses estudos tem que pagar, não dá pra baixar em PDF bonitinho, iguais aos outros.

    Em indivíduos celíacos ocorre mais permeabilidade pelas tight junctions e mais tempo além de produção de IL 6 e inibição dE il 10, e em não celíacos e sensíveis ocorre uma menor permeabilidade,mas ocorre, e inibição de IL 10. Péssimo em doenças autoimunes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Alguns dos artigos são pagos, mas existem formas de ter acesso a eles sem precisar pagar. Inclusive, eu posso passar qualquer um dos artigos para quem me pedir.

      Em relação ao seu comentário, como mencionei no texto, não tem como afirmar que existe aumento da permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca, mesmo em pessoas com sensibilidade não-celíaca ao glúten. Isso é o que os estudos mostram até o momento.

      O caso das doenças autoimunes é um assunto à parte. Existem sim evidências de que a patogênese dessas doenças requerem um aumento da permeabilidade intestinal, e que isso poderia ocorrer a partir da exposição ao glúten -- possivelmente desencadeando ou exacerbando casos de doenças autoimunes.

      Excluir
  28. Uma nutricionista digital influencer postou dizendo que é um mito afirmar que glúten aumente qualquer tipo de inflamação, entretanto de tudo que li aqui, é possível concluir que de alguma forma ele aumenta sim, em todos os indivíduos.

    Existe algum artigo que conclua isso para que eu possa mandar para ela?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Até agora os estudos são poucos. Quase todos eles estão citados nessa série de textos que escrevi sobre glúten e permeabilidade intestinal. Você poderia usar os estudos citados e discutidos por aqui.

      Mas lembrando: os resultados ainda não são definitivos. Pelo menos alguns outros trabalhos, olhando essa temática a partir de outras perspectivas e com desenhos experimentais mais robustos e amostras mais significativas, são necessários para entendermos como o glúten realmente influencia a inflamação em pessoas "normais", em celíacos e em indivíduos com sensibilidade ao glúten não-celíaca.

      Especialmente no caso de pessoas com sensibilidade ao glúten não-celíaca. Porque essa é uma entidade clínica que ainda está sendo conhecida. É possível, por exemplo, que o que hoje chamamos de sensibilidade ao glúten não seja apenas um único problema, mas sim um grupo de alterações patológicas diferentes. Se esse for o caso, é possível que o glúten leve a sintomas em todas elas, mas isso não necessariamente significa que o aumento da inflamação vai estar presente em cada uma delas.

      Devido a detalhes como esse, assim como outros possíveis complexidades, ainda não podemos concluir tanta coisa sobre como o glúten influencia a inflamação.

      Excluir
    2. Ela fez um post com o seguinte título " SE VOCÊ FOI NUM NUTRICIONISTA QUE LHE TIROU O GLÚTEN POR TER HIPOTIREOIDISMO, NUNCA MAIS VOLTE NELE "

      Excluir
    3. Então o ideal seria ir atrás de estudos mostrando a relação entre o consumo de glúten e o desenvolvimento ou a prevalência de tireoidite de Hashimoto. Ou até mesmo da associação entre consumo de glúten e outras doenças autoimunes.

      Não estou julgando, mas um post com esse título muito possivelmente significa que essa pessoa desconhece a relação entre glúten e tireoidite de Hashimoto. Ao falar sobre os estudos, caso a pessoa esteja disposta a ouvir, você estaria no mínimo informando ela.

      Excluir
  29. Gostaria muito que você desse uma lida e depois falasse algo a respeito do que achou do artigo.

    https://drive.google.com/file/d/0B0MhO4kRirXAaVVaOHpCV3BEWWM/view

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Infelizmente não atendo pedidos como esse, simplesmente porque não posso dispor de tempo para ler todos os artigos que me pedem. Se você quiser que eu comente sobre alguma informação mais específica, é só falar.

      Excluir
  30. Olá João. Parabéns pelo blog.

    A fonte 15 está com o link quebrado?
    Sobre a fonte 18, o estudo completo oferece muito mais explicações ou para um leigo o abstract é o suficiente? (Minha mãe tem esquizofrenia e estou meio que devorando tudo sobre o assunto.)

    Outra coisa, conhece a doença de pele Prurigo Nodularis? Sabe de estudos que mostram ligação com o glúten ou qualquer outra comida?

    Grato pela atenção e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos.

      O link para a referência 15 está funcionando. Mas, no caso desse estudo, a página que abre não contém um resumo do artigo. Se esse for o problema, o artigo completo (que é bem curtinho) pode ser acessado nesse link:

      https://www.nzma.org.nz/__data/assets/pdf_file/0005/36473/carr.pdf

      No caso da referência 18, o resumo do artigo provavelmente é suficiente para se ter uma boa noção de que, além da associação entre esquizofrenia e doença celíaca, existe uma possível relação de causa e efeito entre consumo de alimentos que contêm glúten e esquizofrenia. Se por acaso quiser ler esse estudo de revisão por completo, basta ir na seção Contato do blog e me enviar um e-mail solicitando o pdf do artigo.

      Eu não conhecia a prurigo nodularis. Dando uma pesquisada, vi que existe associação entre esse problema e doenças autoimunes, incluindo doença celíaca. Além disso, existem alguns poucos estudos (relatos de caso), a maioria com pacientes que apresentam simultaneamente prurigo nodularis e doença celíaca, demonstrando melhora parcial e até total do problema quando os pacientes seguem uma dieta isenta de glúten.

      Não encontrei estudos falando da relação entre outros alimentos e prurigo nodularis. Mas, por se tratar de uma doença que possui relação com doenças autoimunes, alimentos que são relativamente comuns de sensibilizar o sistema imunológico de alguma forma, como os alimentos mais alergênicos em pessoas com pré-disposição, de repente podem ter alguma influência sobre a doença. Alguns exemplos: clara de ovo, amendoim, noz, soja, laticínios, frutos do mar, trigo.

      Mas vale ressaltar que os alimentos citados logo acima não possuem uma relação tão clara com doenças autoimunes como o glúten possui. Eles estão associados principalmente com alergias. Aproveitei para citá-los porque tanto as alergias como as doenças autoimunes são problemas relacionados ao sistema imunológico. Dessa forma, como sabemos da associação direta entre prurigo nodularis e doença celíaca, assim como temos estudos mostrando a melhora dos sintomas em pacientes que aderem a uma dieta sem glúten, a restrição de glúten a princípio seria o grande foco quando falamos de alimentação.

      Excluir
    2. Obrigado pelo PDF da referência 15. Era esse mesmo o problema. Vou te mandar um email pedindo o da referência 18.

      E obrigado pelas informações sobre a Prurigo Nodularis. Vou procurar aprofundar um pouco a pesquisa.

      Continue com o excelente trabalho. Um grande abraço.

      Excluir
  31. OLÁ BOA noite. Sou Denise Loures, 53 anos , Belo Horizonte -MG.

    Do ponto de vista prático. Quem não tem doença celíaca, é saudável substituir trigo por outros cereais?
    Aqui em casa ninguém tem alergia, ou doença celiaca e temos evitado muito comer trigo, quando usamos alguma farinha dou prioridade para mandioca ou até amendoas que é mais cara mas é low carb agora meu filho tá na onda low carb.
    Leva ovos dentro da casca, come na faculdade, com frutas e tubérculos.

    A minha grande dúvida espero que responda é: se eu ficar um tempo sem comer glúten posso me tornar sensível?
    Pois isso ocorreu com leite, fiz o desafio daquele médico Lair Ribeiro, fiquei 2 meses sem leite me senti melhor, barriga menos inchada e intestino funcionou melhor. Porém foi um inferno quando tomei um milk-shake do Bobs, corri para o banheiro e de fato tive uma intelorância.
    Estou extremamente confusa.

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.

      Costumo dizer que vale a pena restringir o consumo de trigo e outros alimentos que contêm glúten por uma questão de prevenção. No final desse texto, eu cito vários problemas de saúde que a princípio parecem não ter nada a ver com a ingestão de glúten, mas que estão associados a essa proteína e que parecem realmente melhorar a partir de dietas restritas em glúten.

      Se a exposição ao glúten realmente for um fator que está diretamente por trás do desenvolvimento dessas doenças, como saber se cada um de nós está em risco? Ainda não é possível saber... É por esse motivo que eu argumento que vale a pena prevenir. E hoje é mais fácil do que nunca evitar o glúten, porque a maioria das pessoas tem acesso a uma série de opções que podem entrar no lugar dos alimentos que contêm glúten.

      Em relação à sua segunda dúvida, não temos como saber se uma pessoa que fica um tempo sem consumir glúten se torna sensível a essa proteína. Não sabemos porque não existem estudos que avaliaram essa questão.

      Não vou dizer que a possibilidade de maior sensibilidade não existe, mas, do ponto de vista fisiológico, a chance a princípio é menor para o glúten do que o que você diz ter acontecido com o leite em você. Se o problema que você relata com o leite foi realmente por causa do leite, a questão foi a lactose. Enquanto que a lactose é um carboidrato e sua digestão depende de uma enzima que é exclusiva para isso, a forma como o corpo digere e metaboliza o glúten (uma proteína) é diferente e depende de enzimas que não são específicas para essa função.

      O assunto é bem mais complexo do que isso, mas acredito que a chance do desenvolvimento de uma sensibilidade ao glúten, depois de um período de restrição, seria pequena. Além do mais, existe uma forma de evitar qualquer "problema": manter uma dieta sempre sem glúten. Sei que pode não ser fácil, porque estamos acostumados a comer vários alimentos que contêm essa proteína, mas é possível. Como disse antes, hoje temos inúmeras possibilidades para substituir esses alimentos que contêm glúten -- e não me refiro às versões sem glúten de pães e biscoitos, por exemplo, mas sim a frutas, hortaliças, castanhas, carnes, ovos, leguminosas e outros cereais.

      Excluir
  32. Boa noite, João
    Hoje foi um medico gastroenterologista na faculdade de nutrição da minha cidade e eu fui na palestra, ele falou muito sobre essa história do glúten, segundo ele a sensibilidade ao glúten é verdadeira, e os efeitos são gastrointestinais, distensão etc... Porém, em relação a depressão, ataxia, tireoidite, erupções de pele são apenas relacionadas ao glúten quando o individuo tem doença celíaca, e que houve uma grande confusão cientifica aqui no Brasil por causa disso.

    Resumindo, ele diz que os efeitos deletérios do gluten ocorrem apenas a nivel intestinal, e os extra-intestinais são dependentes de doença celiaca.
    Faz sentido?
    Breno Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Breno.

      Pode até ser que as manifestações da ingestão de glúten, nas pessoas que apresentam reações dos mais diversos tipos, realmente aconteça mais em pessoas com doença celíaca do que em pessoas com sensibilidade não-celíaca ao glúten. Digo "pode ser" porque seria difícil dizer com tanta certeza, uma vez que, apesar da doença celíaca ser estudada há um bom tempo, a sensibilidade ao glúten é estudada há muito pouco tempo. Então provavelmente ainda não sabemos a real prevalência e características dos problemas e sintomas associados ao que atualmente chamamos de sensibilidade ao glúten (que talvez seja um conjunto de sensibilidades diferentes, e não apenas uma).

      De qualquer forma, alguns dos próprios estudos que eu citei nesse texto mostram que esses problemas de saúde podem se manifestar em pessoas com sensibilidade ao glúten (sem doença celíaca).

      - Depressão:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24689456
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23254531

      - Ataxia:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12933922
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24693281

      - Erupções de pele:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26122473

      E outras, como esquizofrenia e fibromialgia:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16423158
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24728027

      No caso da tireoidite de Hashimoto, o foco dos estudos explorando a relação com o glúten sempre foi a doença celíaca. Desconheço de estudos que buscaram relacionar a sensibilidade ao glúten e a tireoidite, mas a ausência de estudos não significa a ausência de associação (ou causalidade).

      Além disso, temos que lembrar que o corpo é um sistema complexo. As partes, direta ou indiretamente, estão todas conectadas. É muito difícil, ou talvez até impossível, que uma doença se manifeste em apenas um órgão ou região do corpo (mesmo quando parece, pode não ser). Outras manifestações sempre podem acontecer, mesmo que sejam, aparentemente ou não, secundárias.

      Excluir
  33. Porque varios profissionais da saúde estão afirmando que as doenças começam no intestino?
    Não é coisa de Lair Ribeiro, cada vez mais escuto isso de profissionais capacitados.
    Estou preocupado porque não conheço nenhum tipo de exame que investigue o intestino quimicamente, só a colonoscopia.
    Saberia me informar algo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Muitos profissionais afirmam isso porque mais e mais estudos têm sido publicados sugerindo a importância do intestino e da microbiota intestinal. Existe uma influência, direta e indireta, do intestino e da microbiota em toda a nossa fisiologia.

      Já existem testes que avaliam a concentração de alguns tipos de fungos e bactérias no intestino. É possível que um ou outro laboratório no Brasil realizem testes assim, mas não sei te informar com certeza porque nunca trabalhei com nenhum deles. Mas existe um problema com eles: mesmo que tenhamos aprendido muito sobre o intestino nos últimos anos, tudo ainda é muito novo nessa área, e por isso a interpretação desses testes ainda é muito difícil. Quem afirma coisas muito enfáticas sobre o intestino muito possivelmente estará errado daqui a alguns anos (pelo menos em algumas coisas), porque ainda temos muito a aprender.

      De qualquer forma, esses testes não são essenciais. Manter uma dieta que restringe alimentos processados e refinados, com uma boa quantidade de alimentos de origem vegetal (frutas, hortaliças, sementes, oleaginosas, leguminosas etc), é a melhor forma de garantir que o intestino e a microbiota intestinal vão estar bem.

      Excluir
  34. Olá, já participei de um comentário neste post. Segue um recente artigo que acredito que venha a contribuir com o conhecimento de todos. A relação glúten e doenças comportamentais.

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29247390

    ResponderExcluir
  35. Pães integrais são melhores para a saude?
    Possuem menos glutem?
    Fiz pão com trigo intgral mas não ficou bom vou passar a comprar pronto pão inegral o que acha?
    Renata Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.

      A quantidade de glúten do pão integral é basicamente a mesma do pão branco. O integral costuma ser um alimento mais completo em termos de nutrientes, justamente por apresentar um menor grau de processamento.

      De qualquer forma, devido aos motivos que expliquei no texto, costumo recomendar a restrição de glúten para todos. Especialmente para as pessoas que apresentam algum tipo de sinal ou sintoma ao consumir alimentos que contêm glúten, é claro. Mas também para pessoas que, por uma questão de prevenção, podem preferir restringir o glúten para possivelmente evitar problemas de saúde futuros associados a essa proteína.

      Excluir
  36. Que máximo este site. Estou procurando artigos científicos sobre o glúten e apesar dos indícios, não achei nada conclusivo. Estou aqui há pelo menos 6 horas procurando. Foi assim que achei seu site e estou maravilhada, pois suas colocações são muito sensatas. Sobre a questão da sensibilidade ao glúten, a pessoa reduzindo o consumo já tem benefícios ou seria necessário zerar o consumo, como no caso dos celíacos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.

      Qualquer pessoa que possui algum tipo de reação ao glúten, seja sensibilidade ou doença celíaca ou predisposição a outras doenças autoimunes, provavelmente se beneficia da simples redução no consumo dessa proteína.

      Porém, cada caso é um caso. Quando a sensibilidades causa "apenas" sintomas gastrointestinais, por exemplo, sem sinais de que aspectos mais importantes da saúde estariam sendo comprometidos, a restrição total talvez não seja necessária. Por outro lado, uma pessoa com predisposição a doenças autoimunes provavelmente deveria eliminar totalmente o glúten da alimentação, porque mesmo pequenas quantidades poderiam ser suficientes para levar ao desencadeamento de um problema futuro.

      E como saber se uma pessoa tem predisposição a doenças autoimunes? O histórico familiar é um primeiro passo, mas no geral não temos como ter muita noção sobre isso. É por isso que eu costumo recomendar que todos deveriam ter um menor consumo, ou nenhum consumo, de glúten. Inclusive porque uma simples sensibilidade, que pode não parecer tão séria, talvez possa ser um indicativo de que o corpo poderia vir a desenvolver algo mais problemático no futuro.

      Excluir
  37. João, boa noite!
    Tenho 37 anos e hipotiroidismo por causa da tireoidite de Hashimoto (diagnóstico há 2 anos). Na época, fiz o teste para DC (negativo) e também fiquei um período sem glúten (6 meses), mas não houve alteração dos exames com a retirada do glúten. Na sua opinião, deveria manter uma alimentação sem glúten? E sabe me dizer se também devo evitar fontes de iodo?
    Thalita - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita.

      Na minha opinião, todos os pacientes com doença autoimune, ou com histórico de doenças autoimunes na família, deveriam eliminar totalmente as fontes de glúten da dieta. Inclusive os alimentos que vêm em embalagens e que dizem "contém glúten" no final da lista de ingredientes -- mesmo naqueles produtos em que nenhum dos ingredientes parece ser fonte glúten, já que esses alimentos dizem que contêm glúten porque pode haver risco de contaminação cruzada durante o seu processo de fabricação.

      Em relação ao iodo, o que a literatura científica mostra é que tanto o excesso como a restrição podem ser prejudiciais para pessoas com tireoidite de Hashimoto. Então você provavelmente não deveria evitar qualquer fonte de iodo, mas também não deveria consumi-las em excesso.

      Excluir
  38. Gostaria de saber sobre o RAP10 , um produto para substituir o pão, mas tem trigo na composição. Geralmente como ele com ovo mexido, ou pasta de atum com maionese.
    Tem muito glúten? comer umas 3 a 4 vezes por semana pode desencadear os problemas?
    Vlw! Rafael Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael.

      Esse produto provavelmente tem uma quantidade de glúten muito próxima à dos pães. Então continua sendo uma fonte concentrada de glúten.

      Eventuais problemas vão aparecer se você tiver algum tipo de predisposição. Quando uma pessoa tem doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten, os sinais e sintomas geralmente são evidentes. Por outro lado, uma pessoa que tem predisposição genética a desenvolver doenças autoimunes, por exemplo, não necessariamente vai apresentar sinais ou sintomas agudos, e o problema talvez só seja desencadeado anos depois da exposição contínua ao glúten.

      Talvez com exceção do histórico familiar, é difícil saber se temos uma predisposição genética a problemas associados ao glúten, como pode ser o caso de algumas doenças autoimunes. É por isso que eu falo que a restrição de glúten, para a maioria das pessoas, funciona como uma simples prevenção de possíveis problemas associados ao consumo dessa proteína.

      Então respondendo a sua última pergunta: se você tiver algum tipo de predisposição, consumir glúten de 3 a 4 vezes por semana provavelmente vai levar ao desenvolvimento de algum problema. A maioria das pessoas não tem esse tipo de predisposição, mas a maioria das pessoas que têm só descobre depois que o problema aparece.

      Excluir
  39. Boa noite! No minuto 1:55 , há uma afirmação divergente a este post.

    https://www.youtube.com/watch?v=XmkjQctK4BM

    Vc poderia me explicar porque há esse conflito de opiniões já que ambos se respaldam em artigos?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O estudo citado nesse trecho do vídeo é o seguinte:

      http://www.mdpi.com/2072-6643/7/3/1565

      Nele, os pesquisadores fizeram um estudo *ex-vivo* para avaliar como a gliadina (um dos componentes do glúten) afeta a permeabilidade intestinal. E o foco aqui que devemos dar aqui é justamente no tipo de estudo. Estudos ex-vivo são realizados da seguinte maneira: algumas células ou um tecido são retirados de um organismo vivo, e daí algum tipo de experimento é realizado em seguida. Mas note que o tratamento, que no caso foi a exposição à gliadina, ocorre *depois* das células ou do tecido ter sido removido do organismo vivo.

      Quando eu afirmo que a exposição ao glúten não leva ao aumento da permeabilidade intestinal em pessoas sem doença celíaca (incluindo pessoas que apresentam outros tipos de sensibilidade ao glúten), estou me baseando em estudo *in vivo*. E qual é a diferença entre estudos in vivo e estudos ex-vivo? Simples: nos estudos in vivo, a exposição ao tratamento (gliadina ou glúten, nesse caso) ocorre *antes* de qualquer outra coisa.

      Para ser mais específico, o estudo detalhado no texto fez primeiro com que os participantes ingerissem o glúten, e só depois realizaram a biópsia intestinal para saber o que aconteceu com a permeabilidade das células. Ou seja, a exposição ao glúten ocorreu primeiro, dentro de um sistema biológico vivo que é o organismo humano. Por isso dizemos que se trata de um estudo *in vivo*.

      Por outro lado, como mencionei acima, o estudo citado pelo Gabriel de Carvalho se trata de um estudo *ex-vivo*, porque a exposição à gliadina só ocorreu *depois* da biópsia intestinal. Ou seja, o tratamento com gliadina aconteceu fora do sistema biológico complexo que é o organismo humano; por se tratar de um "novo" e diferente ambiente, uma vez que as células intestinais estão lá, mas o restante do organismo não está, efeitos divergentes dos que são observados in vivo podem acontecer.

      Mas, quando temos evidências de estudos in vivo e também de estudos ex-vivo, temos que nos basear nos estudos in vivo. Justamente porque eles são os mais próximos das condições reais para demonstrar como algum tipo de exposição -- ao glúten, nesse caso -- afeta o organismo humano.

      Excluir
  40. Obrigado pela sua explicação!

    ResponderExcluir
  41. Quero dizer que fiz um trabalho sobre sensibilidade ao glúten e este post me ajudou muito nas referências. Muito obrigado.
    Rafael Linhares- Nutrição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pudesse, ajudaria em verbas, mas não tenho condições.
      Abç

      Excluir
    2. Sem problema. As melhores formas de ajudar são pela leitura, participação nos comentários e divulgação do meu trabalho.

      Excluir
    3. Boa noite, vc já chegou a ler esse artigo?
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23253599

      Se sim, o que ele significa? pode se traduzir algo clinicamente?
      Se você não leu não precisa ler só por minha causa... é mais curiosidade, aprendi a pesquisar no Pubmed e estou fazendo isso quase todo dia kkk
      Obrigado.

      Excluir
    4. Sim, conheço esse trabalho. Inclusive, esse mesmo grupo de pesquisadores publicou outro artigo semelhante alguns anos depois, que vai ainda um pouco além desse primeiro estudo de 2013. Eles mostraram que o consumo de glúten levou ao ganho de peso não só em dietas high-fat, um efeito esperado em roedores, mas também em animais consumindo dietas controle, que a princípio não levam ao acúmulo de gordura corporal nesses animais:

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26443339

      Com certeza são trabalhos bem interessantes, mas com ressalvas:

      1) Foram estudos com camundongos. Embora existam semelhanças fisiológicas entre esses animais e nós seres humanos, nem tudo se traduz de uma espécie para outra. As dietas high-fat são um exemplo disso; mesmo com um certo controle de calorias, elas tendem a levar ao ganho de peso em roedores, mas o mesmo não se observa em seres humanos.

      2) A quantidade de glúten usada nesses estudos é bem acima do que a maioria dos seres humanos consome: 4,5% do peso total da dieta ingerida pelos animais. Um pão, por exemplo, tem 10% do seu peso na forma de glúten. Considerando uma pessoa que consome 1,5 kg de comida e 300 g de pão diariamente, duas quantidades razoáveis, ela estaria ingerindo 2% do peso total da alimentação na forma de glúten, o que é ainda menos da metade do que foi avaliado nesses estudos.

      É claro que talvez não sejam necessários 4,5% da dieta na forma de glúten para que efeitos como esses sejam observados, seja em animais ou em seres humanos. Mas, como não temos estudos que avaliaram outras quantidades de glúten, assim como não temos estudos que avaliaram especificamente como a composição corporal de seres humanos poderia variar com a presença ou ausência de glúten, não podemos extrapolar os resultados desses trabalhos iniciais feitos em animais.

      Dito isso, na prática muita gente refere perder peso após iniciar uma dieta restrita em glúten. Mas sabemos que, ao restringir o glúten, a maioria das pessoas também diminui consideravelmente o consumo de alimentos processados. Além disso, grande parte dessas pessoas são indivíduos com resistência à insulina, síndrome metabólica ou diabetes, e a restrição de glúten também tende a levar à diminuição no consumo de carboidratos, o que é sempre eficaz no emagrecimento para esses grupos:

      https://cienciadanutricao.blogspot.com/2016/12/quando-dieta-low-carb-nao-e-melhor-para.html

      Eu tendo a acreditar que, mesmo que no futuro apareçam estudos mostrando que o glúten possui um impacto direto no emagrecimento, os principais fatores responsáveis pela perda de peso ainda seriam "secundários", principalmente pela restrição de alimentos processados que possuem elevada densidade energética, e com a restrição de carboidratos e um possível aumento na ingestão de proteínas também tendo papeis relevantes.

      Excluir
    5. Muito bom.. concordo também, mas quis sua opinião porque todos os posicionamentos nutricionais e médicos apontam para um risco de dieta sem glúten, quer seja para emagrecimento, ou saúde em geral.
      Sendo que eu nunca li um artigo que mostre problemas, os que tem , são beneficios, mesmo sendo artigos como você disse, com ressalvas. Vai entender...rs
      Obrigado pela dica! =)

      Excluir
  42. Quem tem uma boa microbiota e boa alimentação é reduzido os riscos e efeitos deletérios do gluten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      É possível que sim. Mas, enquanto não tivermos estudos diretamente avaliando essa possibilidade em humanos, não podemos ter muita certeza.

      Excluir
  43. Qual o grau de evidência de que glúten pode prejudicar alguém sem doença celíaca e NCGS?
    Pois os médicos dizem que isso é besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O grau de evidência é bem baixo. Não porque os estudos mostram que o consumo de glúten não é problemático para pessoas sem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, mas porque não há estudos explorando isso. E apesar de tudo, a ausência de estudos é até compreensível nesse caso.

      Mas a grande questão, como já citei em vários comentários, é o risco futuro de desenvolvimento de algum problema relacionado ao glúten. As doenças autoimunes são o principal exemplo disso. Várias delas estão associadas ao glúten, mas não tem como ter muita certeza sobre o risco individual que cada pessoa tem em desenvolver uma doença autoimune, e muito menos determinar qual é a chance do glúten ter um papel no risco de doença autoimune para cada um de nós.

      Na minha forma de ver a ciência e a fisiologia humana, a restrição do glúten na alimentação serve como uma forma de possivelmente prevenir eventuais problemas que podem estar relacionadas a essa proteína. Especialmente no sentido de minimizar o risco de problemas que não temos como prever se vão acontecer, e que se acontecerem podem ser praticamente ou totalmente irreversíveis (como é o caso das doenças autoimunes).

      Excluir
  44. João, boa noite. Você leu o estudo que saiu que concluiu que crianças que comiam glúten tiverem menos diabetes autoimune do que crianças que evitavam a glúten? O estudo chama Teddy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Esse estudo traz resultados relevantes para se expandir a discussão sobre o "melhor" momento para introduzir glúten na alimentação das crianças, pelo menos em relação ao risco de desenvolvimento de diabetes tipo 1 no futuro. Mas essa história possui inúmeros detalhes complicados.

      Só para se ter uma noção, enquanto esse estudo sugere que o melhor momento para introduzir o glúten talvez seja antes dos 4 meses de idade, outros sugerem que talvez seja no período entre 4 e 6 meses, e outros ainda sugerem que poderia ser depois dos 6 meses. Então provavelmente estamos longe de obtermos uma resposta mais precisa. Sem contar vários outros detalhes específicos, desse e de outros estudos semelhantes, que podem ser discutidos. É um tema extremamente complexo, assim como tudo que envolve doenças autoimunes. Mas não são resultados que devem ser descartados.

      Digamos que, no futuro, venhamos a concluir que os resultados desse estudo estão apontando na direção correta. Nesse caso, qual seria a explicação para o melhor momento de introdução do glúten ser antes dos 4 meses? A explicação muito possivelmente passaria pela maturação do sistema imune, que está em constante formação enquanto o bebê vai se desenvolvendo. Nessa hipótese, uma exposição mais precoce ao glúten faria com que o sistema imunológico da criança reconhecesse com mais facilidade essa proteína, deixando de reagir negativamente a ela no futuro. O sistema imunológico já teria se "acostumado" ao glúten.

      Inclusive, é assim que o sistema imune ganha tolerância às mais diversas proteínas dos alimentos que consumimos. E no caso da relação glúten x diabetes tipo 1, poderia ser justamente por isso que uma exposição mais precoce poderia vir a ser a melhor alternativa. Por outro lado, hipóteses semelhantes para outros momentos de exposição ao glúten também poderiam ser levantadas, e é por isso que precisamos de mais estudos nessa área para começarmos a ter conclusões um pouco mais precisas.

      Excluir
  45. O que as evidencias mais recentes dizem sobre o gluten? esse post continua atualizado?
    Doenças de pele e reumatologicas merecem ser feito o tal do Exjuvantibus.... ou seje, testar ficar sem gluten pra saber se funciona?
    Obrigada. Marta . sou leiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta.

      As evidências mais recentes têm confirmado o que os estudos mais "antigos", citados no texto, já apresentavam. E sim, a retirada do glúten da alimentação é uma opção muito válida para explorar possíveis interações da dieta com doenças de pele ou reumatológicas.

      Excluir
  46. Ja leu algum trabalho cientifico que prove que gluten curou alguma doença que não seja a doença celiaca?
    A quantidade de profissionais que falam que gluten tem que ser retirado em lupus, vitiligo, tireoidite, dermatite, é muito grande. Não deve ser mentira totalmente ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Até onde sei, não existem estudos mostrando de forma categórica que a exclusão do glúten pode eliminar por completo os sintomas de outras doenças que não sejam a doença celíaca. Mas isso provavelmente acontece porque os estudos capazes de mostrar isso nunca foram feitos, e não porque a relação entre glúten e os mais diversos problemas de saúde não seja uma relação de causalidade.

      Até porque existem inúmeras evidências indiretas mostrando que o glúten provavelmente influencia ou é responsável por desencadeias vários problemas de saúde em pessoas que são suscetíveis, especialmente doenças autoimunes, exatamente como os exemplos que você citou. É por isso que eu mesmo recomendo a exclusão de glúten para todos os pacientes que apresentam doença autoimune, assim como em alguns outros problemas de saúde.

      Excluir